O que é único em Manaus: “Jeito de falar”

Acho graça ao ouvir sotaques e dialetos diferentes. Gosto de repetir para os outros o que percebo de diferente nos lugares.

Meu sotaque mineiro é detectado com eficiência por aqui. Basta dizer duas ou três palavras e pimba! “Tu é mineira?” Gente! Como descobrem tão rápido? Hoje, quando vou a Minas, entendo. O sotaque mineiro salta aos meus ouvidos com toda força. É bem puxado mess.

Em Manaus ainda me surpreendo com algumas expressões e jeitos de falar. E aqui separei algumas (e se vocês lembrarem de outras mais interessantes, deixem um comentário).

mano/mana. “Mano, a situação tá complicada”. “Para com isso, mana”.

eu vou sair, eu. Acho curioso esse modo de construir frases: o pronome, além de aparecer no início, vem também no final da frase. “Eu tô com fome, eu”.

ixi. Geralmente vem solto na frase. Cena: Lá vinha a Raimunda, a copeira, andando pelo corredor em direção a minha mesa. Eu: “Raimunda, tá toda bonita de macacão, heim?”. Ela: “Ixi.”. hehehe. Morro de rir.

onde que tu vai? O tu é bastante usado aqui. Quer dizer “ocê”. =)

vai di-re-to. É a explicação básica SEMPRE que você pede ajuda quando está perdido pelas ruas manauaras. Eu às vezes paro para perguntar o caminho só para testar a hipótese: acho que 90% dos manauaras indicam o caminho assim. “Aqui tu vai di-re-to”. Além da frase, há também a mão em gesto pontual indicando a direção. Sobre ser realmente só questão de ir “di-re-to” já é assunto para o outro post.

maceta. Quer dizer “grande”.

gazetar aula. Essa aprendi com a minha filha. Não a gazetar aula, mas a expressão, que quer dizer “matar aula”.

que só. “É longe que só” = é muito longe.

8 Comentários em “O que é único em Manaus: “Jeito de falar”

  1. Oieeee,

    Paulinha, sou de Manaus morando em Águas de Lindóia, lembra que me inscrevi no seu blog ?
    Então, estou em Manaus e queria te conhecer, só não sei se vai dar pois vim apenas buscar minha filhota que está de férias aqui na casa da vovó e já estou indo embora amanhã a noite.
    Hoje fiquei feliz de ler seu post sobre o Tacacá, ontem eu matei a saudade, tomei uma baita cuia de tacacá, eu e minha filha que tem 8 anos e é apaixonada por esta bebida maravilhosa que infelizmente vc não gostou….rsrsrs.
    Bjs!!!!!

  2. Acho interessante o carinho que você tem com o povo desta terra. Você tem uma sensibilidade incrível para detectar coisas que não percebemos na correria do dia a dia em Manaus. Só para acrescentar, tenho um dicionário que baixei do site do professor Sérgio Freire, ele lançou recentemente o livro “Amazonês”, vou passar por email o arquivo que eu tenho. É divertido! Beijos!

  3. Paula, sou uma manauara (embora criada em Natal/RN) moradora de Brasília, apaixonada por essa terra, cujas belezas você descreve de uma maneira tão especial que nos deixa com uma certa nostalgia.

    A gente, o modo de levar a vida no embalo do rio (ou “na embalagem”, como se diz por aí), as praias, as cachoeiras, os passeios de barco, os frutos e frutas… que saudade!

    Agora, assim como seu sotaque mineiro é reconhecido por onde você passa, o “amazonês” também é. Afinal, só tem um povo que fala “maninho”, “égua”, “no balde” e outras cantadas nos versos de Nicolas Jr. http://www.ouvirmusica.com.br/nicolas-jr/1592298/.

    “Me acabo de rir!”

    • =)) ‘Mana’, que bom que você deixou seu comentário aqui, é algo que me faz feliz. Estar em Manaus é não estar em outras capitais de tantos acessos e facilidades, é estar num caos que não se organiza por si só mas que cria sua própria lógica. Ao mesmo tempo é estar a passos dos banhos, dos rios, da floresta. Minhas fontes abastecedoras…. Seja sempre bem-vinda ao ManauspraMim.

  4. Eu sou manauara e de todas essas espressões a unica que eu nunca uso é “Eu…eu” porque não faz sentido! Hahahahah!
    Vixi, nada ver! Hahaha!

    Paz! (:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 64 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: