Como é viver em Manaus: “Tudo usado”

Sabe os famosos “tudo usado” ou “usadão”? Aquelas lojas que compram os móveis que você já não quer mais e vende baratinho móveis que outros não quiserem um dia e que você quer agora? Demorei um pouco a descobrir como era o esquema aqui em Manaus, mas acho que agora entendi. Por aqui praticamente não há lojas de revenda de móveis usados. Encontrei uma de móveis usados de escritório, tudo apinhado, na avenida Constantino Nery, e outra com muitos guarda-roupas usados no bairro Alvorada. No Alvorada mesmo há o Usadão do Alvorada e lá pensei ser possível encontrar uns banquinhos de madeira que eu pudesse recuperar. Não há. Somente vendem móveis novos. Também fiquei sabendo que na zona leste, ainda muito desconhecida para mim, há uma ou outra loja, mas tem que chegar no bairro e ir investigando onde ficam, pois não são muito conhecidas.

Pergunta: para onde vão todos os móveis usados dos manauaras? Resposta: o hábito é colocar na própria calçada e esperar que um transeunte interessado leve para casa. Ou então doação direcionada mesmo: o primo do tio da vizinha está precisando daquela estante que você quer ver bem longe? Liga para ele e manda buscar.

Não sei se classifico como algo mais desprendido ou como algo mais desorganizado. Talvez sejam as duas coisas ao mesmo tempo. Fato é que se eu quiser um banquinho de madeira usado para ter o prazer de fazer umas colagens ou pinturas vou ter que dar uns giros de carro para ver se há algum solto por aí nas calçadas.

17 Comentários em “Como é viver em Manaus: “Tudo usado”

  1. Vero?
    Ai, lá se vão minhas esperanças de garimpar um montão de móveis antigos e dar um “up” bem legal neles!!!!!
    NÃO!!! rsrsrsrsrs…
    Eu vi que rola uns “famílias vende tudo” por aí, mas eles anunciam no jornal e no “oxl” ou entre amigos/família mesmo, não sei se tem em mais algum lugar, um lugar mais organizado…
    Agora, os móveis de antiguidade, vc já viu em alguma calçada? =)

  2. Realmente… esse negócio de móvel na calçada, só se ele estiver sambado, sem condição de uso mesmo. O melhor é falar com os vizinhos, espalhar a notícia de que tu tá querendo doação, ou mesmo comprar baratinho, aí de repentinho tu consegue. Doutra forma, acho difícil.

  3. Olá!!

    Encontrei seu blog,pesquisando sobre alguma coisa que agora me foge da memória,e achei muito interessante,sempre que posso passo por aqui… sobre móveis usados,realmente é isso que sempre acontece aqui em Manaus,as pessoas tem o Hábito de deixar os móveis nas calçadas e esperar que alguém passe e leve,ou até mesmo o coletor de lixo se encarregue de levá-lo,acho um desperdício!!!Quem sabe você consiga o banquinho de madeira que vc procura ,dando sopa em alguma esquina de manaus(risos)uma boa semana!!!!

    • Walnice, que bom ter uma visitante frequente se revelando através de um comentário. =) Obrigada pelas visitas. Sabe que sobre esses móveis usados eu até demorei a chegar a essa conclusão? É bem curioso! Se encontrar um banquinho dando sopa em alguma esquina lembra de mim!

      • Eu é que agradeço pelo blog!!!Seus artigos saõ muito interessantes…e com certeza ,se encontrar um banquinho de madeira usado em alguma esquina,lhe aviso,o meio ambiente agradece!!!!
        Bom fds pra vc….

  4. Paula,

    Esse finde fui à duas lojas de móveis usados, na verdade, os móveis são praticamente destruidos…. rsrsrs… mas se tiver paciência até encontra algo. Uma fica na Djalma esquina com a Darcy (podrona) e a outra fica na continuação da Djalma, sentido centro (muda de nome, acho que é Conselheiro alguma coisa…), tem umas cadeiras “maomenos…”.
    Tb fui no Usadão do Alvorada, mas como vc mesma já havia dito, eles estão vendendo mais coisas novas do que usadas.
    Fiquei sabendo ontem que o ideal é procurarmos na rua Grande Circular, pros lados do São José… que é uma rua cheia de móveis usados…
    bjns

    • Angélica, que grandes explorações você já está realizando! =) Adorei! (adorei mais a sua iniciativa do que propriamente seus achados. hihihi) Seja super bem-vinda a Manaus. Essa semana nos encontraremos.

  5. Oi Paula, seu site eh muito interessante e util. Mas na verdade tenho moveis a vender, todos os lugares que ligo nao estao comprando, “no momento“. Podes me ajudar? Se alguem souber de algo, por favor 9187-8300. abraco

  6. Oi, muito legal seu blog. Esse assunto é muito interessante principalmente pra quem acaba de se mudar e não tem muito dinheiro pra decorar a casa, como eu.rsrs

  7. Engraçado q tô na mesma situação q vc, e encontrei seu blog ma procura por m´veis usados..kkkkkkkkkkkkkkk
    E realmente é assim mesmo..

  8. Manaus não existe por exemplo loja de móveis antigos, enquanto é fácil encontrar em outras cidades brasileiras. Uma loja de Antiguidades seria um excelente negócio aqui. Parabéns pelo seu Blog Paula.
    Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 62 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: