O que comer em Manaus: “Tucumã!”

Ah! O tucumã vocês já conhecem, né? Não?! Isso é inadmissível por aqui! E como eu sou daqui passo a não admitir que não saibam o que é tucumã também! =)

Aí está a foto que tirei dos belos tucumãs descascados aqui em casa essa semana. Não dá pra comparar com outros gostos porque seu sabor é bem peculiar. Então, só provando mesmo para conhecer e saber se gosta ou não.

O tucumã tem tamanho pequeno (menor que uma bola de tênis) e seu caroço bastante é grande (penso que seja cerca de 80% da fruta).

Nos supermercados estranhamente não são encontradas. Imagino que seja um tipo de incentivo ao comércio local. Elas são vendidas  nos semáforos, em algumas esquinas e na região do Porto de Manaus. Os vendedores inclusive fazem questão de descascar a fruta e tirar uma lasca para que quem está comprando provar e conferir que o tucumã “está dos bons mesmo, senhora” ou às vezes “esse é dos melhores, rainha”. Os vendedores são uma cena à parte, por sinal. Simpatia pra dar e vender.

A receita clássica a se fazer é o x-caboquinho. Dentro do pão de sal, lascas de tucumã e queijo coalho; depois é só levar à chapa. Tem também pizza de tucumã e fica ótima.

Muita bijuteria também é feita de tucumã, já que sobram tantos caroços. Brincos, pulseiras, anéis, colares… E até jóias! Minha aliança de noivado tem uma parte de tucumã e eu adoro mostrar por aí porque é um símbolo bem característico do Amazonas.

Pra quem está de longe, até acho que é possível arriscar o envio por correio de uns tucumãs. Alguém quer encomendar?! =)

6 comentários em “O que comer em Manaus: “Tucumã!”

  1. Quero experimentar essa fruta! Será que rola um sedex ???
    Saudades de vc… e da sau competência!

    Beijo

    Renata

  2. Antigamente, até se achava tucumã em alguns mercadinhos. Em supermercado, é difícil mesmo achar fruta regional, já reparaste? Além disso, o próprio tucumã in natura é complicado de achar (a não ser que você goste dele verde e travoso). Isso porque os de boa qualidade vão (a polpa) direto para os cafés regionais, para fazer tapioca mista ou pão com tucumã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: