O que fazer em Manaus: “Percorrendo trilhas”

A floresta com toda sua magia é acolhedora quando passamos pelas trilhas que estão em suas entranhas. É possível caminhar por trilhas suspensas de madeira ou trilhas naturais. Durante a visita dos meus pais tivemos a oportunidade de fazer as duas. E foi mágico.

A trilha suspensa é mantida por um restaurante flutuante. Em época de cheia nem é possível percorrê-la. Ao fim do belo percurso, damos de cara com uma vastidão de vitórias régias, um verdadeiro espetáculo amazônico. Encostados sobre elas alguns filhotes de jacaré flutuam mansamente, como bichinhos inofensivos.

Dali de cima observamos as movimentações dos bichos, o balançar da água e por muito tempo a única coisa possível de se fazer é admirar e fotografar. Difícil escapar dessa reação, difícil querer ir embora.  Mas como o passeio continua, melhor seguir em frente.

Mais adiante, lá está a trilha da Samaúma. Nós a fizemos em julho passado durante aquele passeio que já contei por aqui, mas daquela vez, como era época de cheia, percorremos o caminho na própria lancha. Incrível como estava diferente! Dessa vez, a visita à Samaúma foi feita à pé e isso valeu muito a pena. Árvores que tocam o céu, troncos caídos, tapete de folha no chão, muitos insetos nos picando =) e uma árvore imensa lá no centro nos esperando. Muito linda.

A floresta, tão bela, nos saúda por estarmos ali, nos proporciona um momento de grande prazer e nos toca com a delicadeza de quem em troca só quer continuar ali, viva,  saudável.


Para fazer o passeio é muito simples. No Porto de Manaus contrate uma lancha à jato. Nós saímos por volta das 9h e voltamos às 14h, éramos cinco pessoas e custou R$50,00 para cada. Além das trilhas, passamos pelo Encontro das Águas, pela vila de casas flutuantes e almoçamos no restaurante flutuante, que tem preço preço único e servimos à vontade por R$20,00. Show!

5 comentários em “O que fazer em Manaus: “Percorrendo trilhas”

  1. Olá Paula, parabéns pelo blog. Sou sua conterrânea de Barbacena (rs) e estou indo para uma visita a Manaus em agosto. Fiquei muito interessada em fazer essa trilha, você poderia me dar a dicas de como fazê-la e indicar o melhor jeito?? Obrigada!!

    • Sara, espero que ainda não tenha feito a visita a Manaus para pegar essa minha resposta ao seu comentário: essa trilha fica em um restaurante flutuante, mas nessa época de cheia ela vira um percurso de canoa e não mais uma cheia. Há outras, principalmente em Presidente Figueiredo, cidade que fica a uma hora de Manaus. Que tal? Posso te passar mais dados se interessar. Grande abraço

  2. legal seu blog, moro em manaus e sempre tive vontade de participar dessas aventura mais nao sabia como e por onde encontar , valeu mesmo …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: