O que acontece em Manaus: “A chuva nossa de… quase todo dia”

Eu já tinha prometido essa resposta há uns meses, antes mesmo de vir pra cá, no meu post sobre a dúvida: “chove mesmo todo dia em Manaus?”, que está aqui. É curioso isso de as pessoas que não conhecem Manaus, ou que talvez conheceram a cidade há muitos e muitos anos, dizerem que aqui chove todo dia depois do almoço. Se não dizem que é depois do almoço, juram de pé juntos que é todo santo dia. Bom, amigos leitores desse blog, sinto decepcioná-los, mas esse fenômeno climático não acontece por aqui.

Em algumas épocas do ano, como de dezembro até junho, há mais presença da chuva. É o período conhecido como inverno, já que a chuvinha dá uma refrescada boa durante alguns minutos antes dela cair e depois que ainda está tudo molhadinho. Mas não é todo dia, muito menos com hora marcada.

Depois desse período, quando chega o verão, aí são muitos dias sem chuvas. 10, 15, 20 ou mais. Nessa época o calor é muito intenso, muito mesmo.

Combinados, então?! Nada de ficar repetindo por aí que em Manaus chove todo dia.

2 comentários em “O que acontece em Manaus: “A chuva nossa de… quase todo dia”

  1. Para complementar, aqui um fragmento do livro do Djalma Batista, importante estudioso do Amazonas, sobre o clima de Manaus. “Os meses de maior precipitação vão de janeiro a abril, e os de menor de julho a setembro (…) há déficit de umidade nos meses de julho a outubro, e excesso de janeiro a maio; a maior precipitação ocorreu no mês de março e o de menor em agosto; o maior déficit de umidade foi em setembro, e o de menor em junho.”

  2. De uma vez por todas,,para quem está mal informado,na Amazônia não existe inverno,e sim um período chuvoso e outro conhecido como estiagem ( Sem chuvas) o que popularmente chamam de “inverno”, na verdade é o período em que baixam as temperaturas que dão aquele “friozinho”,porém não é o verdadeiro inverno que para acontecer de fato essa temperatura deveria baixar a 12° C e a partir daí baixar ainda mais ao ponto de ocorrer geadas,ou queda de neve e assim por diante,ou por acaso alguém já ouviu dizer por aí que em algum estado aqui do norte do Brasil ocorreu um sequer desses fenômenos meteorológicos ?.que eu saiba não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: