O que fazer em Manaus: “Bancas do mercado do Porto”

Já descrevi o mercado do Porto de Manaus em um post anterior e aqui complemento. É realmente um lugar que merece toda a atenção pois se destaca como ponto característico da cidade.

São várias bancas que vendem legumes e frutas bem conhecidos: abóbora, mandioca (macaxeira, por aqui), laranja, melancia (muitas!), manga, verduras (principalmente coentro, eles amam!), beterraba, batata, cebola. As mais regionais: castanhas, frutas típicas (tucumã, bacuri, jambo); muitas farinhas, guaraná em tudo quanto é formato (xarope, em pó, em bastão), e as bancas dos peixes, que são boxes à parte.

Comprando castanhas e tucumã em uma banca, encontrei o senhor João, que aluga sua banca por R$200,00 por semana. Um espaço de 2mx3m imagino. Ele disse que é até possível comprar a banca, mas é um processo difícil, que exige muitos contatos.

Há quatro anos João tem sua banca no mercado do Porto e possui uma rotina típica como os demais. Recebe todo dia cedo do fornecedor a macaxeira, a abóbora, o tucumã e as castanhas. Sim, são esses os quatro produtos vendidos por sr. João.

No final de semana é que o movimento fica mais acirrado. Muitas pessoas circulando e garantia de venda. Para todos que comercializam no Porto, o final de semana é o pico.

O que o sr. João vende:

Abóbora de leite 3 reais a unidade (vende 50 abóboras por semana)

Macaxeira 3 reais o quilo (vende 20 sacos por semana, cada saco tem 30 quilos)

Castanha 3 reais a caneca de 1 litro.

Tucumã dúzia 2 reais.

Apesar das vendas serem muitas, mesmo com tanta concorrência, sr. João disse que perde muitos produtos porque não dá tempo de vender até que estraguem. E para o que estraga, a única solução é o lixo.

No mercado do Porto, os cheiros das frutas, legumes, peixes, verduras marcam o ambiente e fazem daquele espaço um espaço como nenhum outro. São ritmos diferentes, formas de trabalho diferentes, e modos alternativos de ganhar a vida com seu próprio negócio.

Um comentário em “O que fazer em Manaus: “Bancas do mercado do Porto”

  1. Quero poder voltar lá com calma e comprar tuuudo o que achar de diferente!! Inclusive queijo coalho que dá até vontade de chorar qdo vejo o preço no supermercado aqui e lembro de quão barato ele é por ae! Ai ai ai!!
    Temos que comprar um monte pra fazer na sua churrasqueira ao lado da piscina! =P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: