Como é viver em Manaus: “O tempo, o lar e a vida”

Cá estou. Um tanto quanto silenciosa nos últimos dias. Minha vontade é sair mais, conhecer mais, ir ao Porto novamente e observar (e nesses momentos, se eu pudesse observar sem ser observada seria ainda melhor…).

Manaus é a terra que quero descobrir. O que há nos arredores de Manaus é também o que quero conhecer. Conhecer, ver mais, saber, encher meu corpo, minha mente e meu pulmão com o ar dessa terra, sentir o vento, amortecer no calor, ter prazer com a chuva, encantar-me com o rio, compartilhar o que vivo. Compartilhar… que bom é poder fazer isso.

Manaus. “Há lugar mais longe para estar?”, alguns perguntam. E eu me pergunto longe de onde. Longe de casa? A casa de Minas tá lá, meus pais, irmã, amiga, amigo, vó. Mas aqui é casa também. É casa que se transforma em lar. Manaus é lar. E compartilhar o lar é aproximar quem pensa que “não há lugar mais longe para estar”.

6 comentários em “Como é viver em Manaus: “O tempo, o lar e a vida”

  1. Paula, que lindo !
    Quando vc fala de encher o pulmão com o ar dessa terra, sentir o vento, observar…etc…eu já sinto uma ligeira noção de que essa terra ai faz bem, hein ?!
    E outra coisa, longe, depende do ponto de vista da partida, né ?!

    beijocas

  2. Então trate de vir cá no lar de minas! Estamos com saudades!!!
    E outra, onde vc conseguiu essa ilustração tãooo linda? =)

  3. Olá,
    Estava procurando na internet coisas sobre Manaus, pois estou pensando em ir pra lá conhecer.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar com alguamas coisas, por exemplo:
    – Qual é a melhor epoca pra eu ir?
    – Sobre passei de barco, quanto custa, qual é mais indicado?
    -Se é melhor ficar em hotel, ou só ficar em barco?
    Pois gostaria de estar conhecendo só a parte natural, não a cidade!
    Espero que possa me ajudar, com dicas, e algo mas..
    Pois adoro viajar e gostaria de partir pra essa aventura.

    obrigada

    Att,

    Camilla

    • Camila, que bom receber seu comentário tão cheio de perguntas! Bem, realmente, se deseja conhecer a parte natural, não vai ser na cidade que encontrará. Há alguns pontos turísticos dentro de Manaus que merecem sua visita, como o bairro Ponta Negra, que tem uma praia e uma bela avenida; a reserva Ducke, que tem uma trilha bem bacana com guias educados; e o Mercado do Porto, que é uma singularidade da cidade: folhas, óleos, banha de cobra, piracuí, algumas frutas típicas (poucas) e muito peixe.
      Para se hospedar, já que quer entrar em contato com a natureza, vale mesmo é procurar por um hotel de selva. Eu não tenho uma lista de nomes, mas é bom procurar no guia quatro rodas ou na internet mesmo. São muitas as opções. Ficar no barco é muito restrito, apesar de ser um delicioso passeio; e ficar no hotel é ter muito contato com a cidade.
      Se quiser passear pelo rio, eu posso indicar o passeio de lancha a jato. Nossa, é muito bom. Se você for no Porto e procurar pelo Lua, ele faz o passeio por cerca de R$50,00 por pessoa, com ida no encontro das águas, comunidades ribeirinhas e casas flutuantes e almoço no restaurante flutuante (R$25,00 preço fixo para comer no buffet). Além disso, ainda passa pela trilha para ver as vitórias régias e outra para ver a samaúma, a árvore imensa da floresta. É muito bom, maravilhoso.
      Não sei se existe uma época melhor para vir: basicamente, o que muda é ter mais ou menos chuva, e mais ou menos calor. Em época de chuva, de dezembro até junho, é menos quente; em época de seca, de julho até novembro, é mais quente.
      Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para enviá-la. É um prazer ajudar. Que sua viagem a Manaus seja muito feliz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: