Como é viver em Manaus: Coça, coça, coça MUCUIM

Já ouviu falar em mucuim? Nem eu. Até meu marido chegar da bela viagem que fez a comunidades de Coari com o pé repleto de picadas que coçam horrores. Há duas semanas calombos estão lá, pouco melhores do que como chegaram. Nunca vi tanta picada assim antes!

O mucuim é uma espécie de carrapato bem pequeno, quase imperceptível a olho nu.  Por isso é tão difícil localizá-lo. Melhor remédio é prevenir: use bastante repelente! 

Não só quem vai ao interior sofre com os insetos, parasitas e coisas do tipo. As matas trazem para a cidade muitos deles. No shopping, na rua, no quarto, na varanda. Sempre tem um “pernilongo” pronto para nos picar. Pernilongos são assim chamados por quem está mais no sudeste do Brasil. Talvez no sul também. No Nordeste, de muriçocas. Por aqui são conhecidos como carapanãs.

Os borrachudos ganham também outro nome aqui na região de Manaus. São os piuns e preferem atacar durante o dia.

À tarde, maruins entram em cena. E pelas informações que tive, piuns, maruins e carapanãs provocam reações bem parecidas. A diferença é que o carapanã pode ser transmissor da malária caso esteja infectado.

A dica que dei lá no início do texto vale para todos esses bichinhos que tanto incomodam: melhor mesmo é prevenir com um bom repelente caso não esteja muito a fim de ficar se coçando, coçando, coçando.

12 comentários em “Como é viver em Manaus: Coça, coça, coça MUCUIM

  1. Sobre o mucuim, o Fabiano (nosso primo) falou que a melhor solução é dar um bom spray de Raid na cintura e na barra da calça antes de sair de casa para o trabalho no meio do mato. Assim o bichinho nem se atreve e te pegar!

  2. Estou hiper ferrada e estou passando leite de colônia, li na internet e de fato alivia muito o local da picada. Mas da proxima vez que for me aventurar por ai, vou levar sem dúvidas repelente… é melhor prevenir do que se coçar! rs Bom dia!

  3. Andiroba nas picadas ajuda a aliviar a coceira e a matar o bichinho, que, provavelmente, vai te picar muito se não morrer. Eles gostam de locais úmidos e quentes, como virilha, umbigo, atrás do joelho e cotovelo, etc.

  4. Estive na floresta amazônica em 2011, em Porto Trombetas. Como gosto de fotografar pássaros, entrei na mata e andei muito por lá. Porto Trombetas é bem selvagem, bem no meio da floresta. Fui picado por um bicho que deve ser o tal do micuim. Foram mais de 200 picadas nas pernas principalmente. Nem cheguei a ver nenhum deles, mas a coceira que deixaram foi violenta. Os médicos da empresa que eu estava visitando não souberam exatamente o que era aquilo. Não me atrevo mais a entrar na mata sem repelente e até inseticida no tênis e na calça eu irei usar da próxima vez.

  5. Fui para o interior de manaquiri passei repelente só não sabia que tinha que passar nua pois estava com uma calça de coton o tamanho da calça foi o tamanho das ferradas coça muuuuito passei álcool, pomadas pra micose não deu jeito o bicho passou pra meu marido na cama rsrs agora estou passando andiroba e parou de coçar mais estou toda marcada ta feio minha mãe falou que é um bichinho muito pequeno e vermelho tentei tira mais não deu minha tia tirou o dela com a unha e ficou uma ferida feia agora quando eu for vou passar repelente no corpo todo só que nua rsrs.

  6. Também fui para o manaquiri e passei a tarde jogando bola no campo , quando chegou a noite eu quase não dormir só me coçando toda , minhas pernas e costa cheias de mucuins , minha mãe não tinha andiroba e mandou eu passar copaiba , pois alíviou a coceira e matou todos os mucuins .

  7. eu acendi uma vela, e pinguei a cera onde estava coçando o resultado foi bom, muuuito bom, só que cera de vela quente doi pra caramba kk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: