Como é viver em Manaus: “Consulta por ordem de chegada”

Coisa que já percebi é que manauara, em média, tem um certo problema com horário marcado. Em média, eu disse! Até já tive algum prejuízo com isso, com marcar com a faxineira às 7h e ela, bem no dia de estréia, só chegar às 9:30h sem nem se preocupar com isso.

Os manauaras que se organizam e são pontuais se destacam no mercado. Já por exemplo solicitei que uma equipe de confecção de cortinas fosse à minha casa fazer um orçamento por duas vezes, isso há mais de dois meses, e até agora ninguém nem ligou para pedir desculpas ou confirmar o endereço.

Só que eis que surge uma realidade mais expressiva e que prejudica um tanto mais: quase todos os médicos da cidade não trabalham com horário marcado, somente com fila por ordem de chegada. Fazem isso por medo de um tanto de gente marcar horário e na hora ninguém aparecer. Médico particular, heim?! Céus! Tem coisa mais chata que ir pra consulta às cegas, sem imaginar quanto tempo aquilo vai levar? Pior é enfrentar a fila sabendo que cada um que está na sua frente vai demorar no mínimo 20 minutos para desocupar a vez: afinal,  se as consultas estiverem durando em média menos de 20 minutos melhor mesmo é procurar outro médico.

Então, para sentirem o naipe da coisa, eis aqui o manual de sobrevivência de quem decide (ou não tem escapatória) visitar o médico:

1º Passo. saber o horário de atendimento do médico. Sim, o médico tem expediente com horário marcado.

2º Passo. chegar o mais cedo possível para pegar uma boa posição na fila. E nesse momento, ao olhar o local, ter o impacto: como tantas pessoas conseguiram chegar antes de mim?

3º Passo. fazer o cadastro e colocar seu nome na lista (se não tiver lista ou fila, faça questão de checar quantos serão atendidos antes de você. Não quer ser feito de bobo, né?!)

4º Passo. Esperar.

Sim, a quarta e última etapa antes que a porta da esperança do médico se abra para você é a derradeira etapa da espera. Aí, o jeito é levar algumas guloseimas, uma revista,  um livro ou um bloco de anotações.  Torça para conseguir um lugar para sentar, isso ajuda muito. Melhor mesmo seria lançar um manifesto: quero médico com horário marcado! Na sua cidade isso também acontece?

3 comentários em “Como é viver em Manaus: “Consulta por ordem de chegada”

  1. Olá Paula!

    Sou de Manaus, e também fico indignado com a perda de tempo em consultórios e em outros tipos de serviços contratados. Minha opinião é que os médicos não suportam aguardar os clientes, pois tem consultas mais rápidas que outras, no caso dum retorno, por exemplo. Porém, mesmo dentro de seu horário de trabalho caso não tenha outro cliente na sala de espera o mesmo vai embora (é claro que não são todos).
    Não sei se outras cidades acontecem… Sera? ou é um problema apena da nossa capital. No mais adorei suas reportagens sobre nossa região. Parabéns!!!

    • Eduardo, é muito simples: mercado capitalista. Esses médicos vão ter a demanda deles garantida independente da porcaria que façam tanto dentro dos consultórios quanto conosco pobres coitados que estamos esperando. É o tipo da coisa: quer um médico? é você quem está doente precisando? então você que arque com o ônus: aguarde quanto tempo for preciso. Acho um saco. O jeito é ter um livro ou então uma outra válvula de escape para se livrar da total impaciência.
      Obrigada pelo seu comentário e visita!

  2. Estou precisando de um ortopedista devido a uma dor na coluna há 2 meses e estou indigafa Nivel HARD…com essa porcaria de marcar consulta e ser por ordem de chegada.
    Já é uma viagem andar por essas ruas horríveis. .trânsito totalmente caótico. .perdi retornos e perdi a consulta.
    EU NÃO ESTOU ACREDITANDO NESSE TIPO DE ATENDIMENTO!!!
    CAMPANHA PARA um médico sulista vir atender nlde modo convencional. consulta com horário marcado!!!
    Vc não tem noção do meu stress em relação a isso.
    Não vejo a hora de ir embra daqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: