O que comer em Manaus: Mari mari


Deve ser a fruta mais engraçadinha que pode ser encontrada por aí. Pendurada na árvore, até parece uma cobra verde ou uma grande lagarta, mas na verdade é uma espécie de ingá, o mari mari. Por dentro, ela é toda dividinha em discos, cada um devidamente alocado em seu compartimento. Os discos ou moedas são verdes e é a polpa que está em torno dele que comemos. Dentro está o caroço. Até coloquei essa foto bem em close pra vocês perceberem como é mesmo arranjadinha a fruta!

A época de frutos é no primeiro semestre, de janeiro a julho, época chuvosa. Sua árvore, não muito alta, fica nas escostas ribeirinhas, e foi bem num passeio de lancha que a encontramos. Nós não, mas o Lua, o piloto da lancha e nosso guia. Eu queria saber quais são as vitaminas presentes na mari mari, mas não encontrei. Então, se alguém souber… manda ver no comentário!

7 comentários em “O que comer em Manaus: Mari mari

  1. Oi Paula, tudo bem?? estava aqui escrevendo umas coisas de minha infância… passeios, frutas, etc e lembrei da “seruaia” que é como conhecemos; pesquisando na internet vi que também conhecem como “mari-mari”, mas pra ter certeza, eu precisava ver uma foto… foi ai que encontrei a foto no teu blog; nooooossa, fui lá na minha infância com essa tua foto; já salvei teu blog para futuras “consultas”; parabéns e obrigado… Wendell

    • Wendell, que delícia! Bom demais saber que gostou da foto e do post. Queria também mais uma amostra da “seruaia”, porque é bem gostosa!

  2. moro no acre , quando morava em santarem do para cumia muita mari mari . Hoje nao tenho nem a semente para plantar ,sofro com isto.

    • Pobre Claudia morrendo de saudades do mari mari! Depois dessa vez, nunca mais me deparei com ele por aí. Uma pena, né? Tão charmosinho… tão gostosinho…

  3. Paula, estudos realizados na FEA/UNICAMP demonstraram que o mari mari é riquissimo em carotenoides. Outro estudo realizado no HC/USP demonstraram que foi excelente para melhorar o quadro clinico de portadoras de câncer uterino.

  4. Acho que esta fruta ja existiu na minha região, mas devido a construção da barragem de Sobradinho ela foi extinta Cidade Casa Nova Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: