O que acontece em Manaus: “Casórios manuaras”

Há uns dias eu postei aqui uma introdução a esse post (tá, não fazem tão poucos dias, mas mais de um mês). E tenho que reforçar: realmente há muitas lojas de vestido de noivas em Manaus. Numa das avenidas principais, a Djalma Batista, são sete lojas de vestido, e todas elas grandes, com imensas vitrines. Penso: como conseguem sobreviver num mercado tão competitivo?

Fui então até uma dessas lojas e conversei com a Raquel Néia, dona do Maison das Noivas. Devo dizer que tentei ir em outras duas lojas, mas em nenhuma as donas ou funcionárias puderam conversar comigo. Deu pra perceber que não falta trabalho.

Conversando com a Raquel fiquei sabendo que por mês são alugados cerca de 30 a 40 vestidos e que a cor branca é a preferida das noivas: 90% escolhem o branco. Em média são 7-8 noivas prontinhas todos sábado: o Maison das Noivas, além de alugar o vestido, ainda oferece o serviço de salão e a noiva sai dali prontinha para o casório.

De quebra, havia também por lá um noivo à procura de um vestido para a amada. O casamento deles será em janeiro e o precavido já está sondando preços, formas de pagamento e modelos para não deixar sua mulher sem um belo vestido no grande dia. O noivo, claro, ficou de passar o contato da loja para a noiva escolher sozinha (ufa! eu até fiquei preocupada se ele escolheria sozinho o vestido).

Contaram que 80% dos casamentos que ocorrem em Manaus são de evangélicos – e não é difícil constatar que por aqui é essa a religião predominante.

Dezembro é o pico do mercado: são alugados mais que o dobro de vestidos. Raquel também me contou que já alugou vestido para noivas de todas as idades. A mais nova tinha 15 anos e a mais velha tinha 58. Mas a média são casamentos entre 25-28 anos.

Ao questioná-la sobre a concorrência, Raquel contou que é sim um grande número de lojas de vestidos de noivas, mas que dá para levar o negócio muito bem. Inclusive, Raquel usa a estratégia de investir em mais serviços no próprio negócio do que em propaganda.

Conversar com a Raquel foi interessante e pude saber que é possível concorrer bem num mercado tão competitivo só prestando um bom serviço. Curioso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: