Municípios do Amazonas: São Gabriel da Cachoeira

A beleza de São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro, Amazonas, Brasil, está no rio que corta a cidade, no rosto cor de terra de sua população, nas montanhas bem moldadas que contornam a cidade, nas canoas à beira rio dos indígenas que vêm até São Gabriel para buscar mantimentos para suas comunidades. A beleza de São Gabriel da Cachoeira está no sol forte que ilumina a mata, nas casas de madeira, na feira de toda manhã que tem mais gente do que frutas e verduras, no jeito tímido da criança indígena,  no trabalho social feito por muitos que não são de São Gabriel mas que por lá resolveram ficar.

Quando eu comecei a comentar que viria a São Gabriel da Cachoeira o que eu mais ouvia era “Olha, lá é longe que só” para me alertarem que eu estava indo para uma terra muito distante.

Na farmácia, depois de comprar protetor e repelente “Olha, lá é longe que só”. No trabalho, depois de anunciar que conheceria mais uma cidade do interior: “Olha, lá é longe que só”. Lá no meu prédio, com a minha vizinha, dia desses logo cedo. “Olha, lá é longe que só”.

É, São Gabriel da Cachoeira é longe. Para chegar aqui são 4 dias de barco em tempos em que o rio é navegável. São duas horas de vôo. Mas não tão longe quanto Minas, Rio ou São Paulo. Mas Minas, Rio ou São Paulo não despertam nos amazonenses a mesma impressão de lonjura que São Gabriel desperta. O mapa não deixa mentir. As condições da viagem que fizemos para chegar aqui não deixa mentir. Os relatos sobre as dificuldades para conseguir as coisas aqui não deixa mentir. São Gabriel é longe que só.

Minha viagem a São Gabriel não pode se resumir a um único post, estou preparando meu primeiro vídeo para vocês apreciarem a cidade e os casos de seus moradores.

4 comentários em “Municípios do Amazonas: São Gabriel da Cachoeira

  1. Olá Paula Quintão;

    gostei de seus comentários sobre minha cidade, lembra quando conversei com vc no jantar na casa da Dona Maria, vou precisar de sua ajuda para trabalhar no desenvolvimento de um programa social voltado aos jovens gabrielenses tenho certeza que posso contar com o seu alto grau de conhecimento no fator social!!!!

    Abraços

    Celso Delgado
    TADS UEA-SGC

    • Celso, foi um prazer conhecer São Gabriel da Cachoeira. Estou preparando um vídeo com as várias belas fotos que fiz na cidade e mais um post com histórias muito especiais que ouvi dos moradores de São Gabriel. São informações riquíssimas que quero muito compartilhar. Obrigada pelo contato, faço questão de ajudá-lo no que for preciso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: