O que é único em Manaus: Grupo Imbaúba e o poeta Celdo Braga

Foi numa das primeiras vezes que visitei Manaus que ouvi, em uma loja de artesanato, tocar uma música que muito me agradou logo de cara. Comprei o CD e por muito tempo os sons da Amazônia e de Manaus se resumiam, para mim, àquelas lindas canções. Grupo Imbaúba e o poeta Celdo Braga, assim são conhecidos.

Há alguns meses a Saraiva Mega Store do Manauara Shopping promoveu um recital do poeta Celdo Braga e eu tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Fiquei de fazer uma entrevista com ele, mas até agora não consegui por falta de tempo. O que conto aqui são impressões, visões minhas sobre esse profissional da arte que faz toda a diferença para o Amazonas, para Manaus e para a Amazônia.

Celdo Braga tem feição de quem nasce nessa terra, tem jeito simples e voz firme para falar do Amazonas. Celdo Braga me pareceu um humilde artista, desses que são tão, tão, tão grandes e talentosos que não fazem questão de se auto-promover ou se auto-valorizar perante todos. O que ele faz é valorizar a Amazônia e todas as belas cores, sons, tons, ritos que fazem parte dela. “Há 25 anos declarei meu amor por essa terra”, comenta ele.

Contou que quando o Teatro Amazonas completou 100 anos foi pago para o tenor José Carreras se apresentar um cachê de hum milhão de reais. “Tudo bem que ele é muito famoso e não está errado em cobrar esse valor pelo seu show, mas a comemoração não merecia um grupo regional? Não valeria mais a pena pagar R$1000,00 para um grupo da terra que tem canções muito boas e incentivar a produção cultural local?”. Sim, valorizar o que o Amazonas tem de mais belo e bem feito é coisa urgente para ser feita.  E Celdo Braga está por aí divulgando o que há de melhor em sua terra amada.

Encontrei no G1 uma matéria sobre o grupo e lá também busquei duas dessas imagens do post. Confira: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL923647-5598,00.html

Para ouvir as canções do grupo e saber mais sobre ele, visite: http://www.imbauba.art.br

2 comentários em “O que é único em Manaus: Grupo Imbaúba e o poeta Celdo Braga

  1. obrigado pelo carinho e pela bela forma de aplaudir meu trabalho. Continuarei defendendo com especial esta região que além de minha é nossa. carinhos poéticos do caboco – celdo

  2. Que gracinha! O Celdo Braga respondeu!
    Virei fã e as composições do grupo não saem da minha cabeça desde que as conheci.
    As composições dele fazem meu orgulho de ser amazônida saltar pelas veias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: