Especial São Gabriel da Cachoeira: Comércio Local

Para o comércio local de São Gabriel da Cachoeira tudo é bastante difícil. O transporte até São Gabriel exige muito investimento e paciência. A principal dificuldade está em ter acesso a frutas e verdura. Não há nenhuma produção local. Todas as encomendas vêm de Manaus e passam 3 a 4 dias viajando. Frutas e verduras vêm conservadas em frigorífico e os comerciantes pagam o frete com base no peso a ser transportado. Por exemplo, uma melancia é vendida por R$10,00 em Manaus e em São Gabriel por R$16,00.

Muitas frutas quando chegam já viajaram 25 dias. De São Paulo a Manaus chegam em 20 dias. Depois viajam 3 ou4  até São Gabriel. Conversei com o comerciante responsável pelo supermercado Jovanelli, chamado Jovanelli, e sua esposa, Aline. Segundo ele, a maioria das distribuidoras de Manaus querem ficar livres dos produtos e então mandam muitos com prazo de validade muito curto.

O comércio tem 6 a 7 prateleiras, com iluminação mediana e funciona há 14 anos. “Ano passado, em novembro/dezembro, houve uma seca muito forte e isso impedia que as balsas chegassem com mercadorias até aqui. Foi tão intensa que o exército, junto com o governo, disponibilizou aviões para trazer alimentos pois a cidade estava desabastecida”, contou ele.

A seca acontece todo ano, mas em 2009 ela realmente foi muito intensa. E de 4 em 4 anos fenômeno de seca forte se repete. “Apesar de localmente ter cupuaçu e açaí aos montes, as pessoas querem mesmo é comida de verdade”, comentou.


Aline contou que sorvetes e picolés da Nestlè chegam com muita dificuldade e próximos da data de validade, mas eles compram mesmo assim, “é um preço que temos que pagar porque as pessoas procuram por esses produtos”.

Ao fundo do comércio fizeram um aquário só com peixes da região para decorar. Entre os peixes havia dois bodós que devo admitir que nem eram tão feios como costumam contar os moradores do Amazonas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: