Especial São Gabriel da Cachoeira: Festa de São Joaquim

Imaginem uma festa que dura 7 dias, que tem comida, dança e bebida por conta do anfitrião. Imaginem que essa festa acontece em um vilarejo e que lá você tem uma casa exclusiva para ser usada nos dias da festa – isso mesmo: casa para usar somente 7 dias em um ano.

Pois essa festa existe! É a festa de São Joaquim, um lugarejo próximo a São Gabriel da Cachoeira, cercado pelo Rio Negro.  A festa começa sempre por volta do dia 10 de agosto. Toda a comida é comprada pelos “festeiros” na cidade – os festeiros são como os anfitriões, são eles quem bancam toda a festa. A cada ano são escolhidos 4 festeiros para bancarem a festa do ano seguinte. Eles compram as comidas, bebias e contratam os músicos e a equipe responsável pela limpeza e pela cozinha.

Toda noite, às 20h, tem reza. E depois disso o forró rola solto.

Cada família tem sua casa, mas terminada a festa todos voltam para suas comunidades e as casas ficam lá, totalmente vazias, à espera da festa do próximo ano. Custaram a nos contar o motivo de o lugar não ser habitado durante o ano inteiro, mas acabaram revelando que quem dança depois da festa são os mortos. Crença não se discute, né?!

Encontramos por lá o senhor Joaquim. Não, o nome não é mera coincidência. Ele se chama Joaquim porque nasceu bem em dias de festa e a mãe foi logo fazendo a promessa de que o filho sempre estaria ali a ajudar nos preparativos do evento. Nesse dia 15 de agosto seu Joaquim comemorou seus 56 anos e estava mesmo lá dando apoio no reparo das casas. Histórias e histórias de São Gabriel da Cachoeira.

7 comentários em “Especial São Gabriel da Cachoeira: Festa de São Joaquim

  1. gostei do seu comentario sobre a festa ocorrida la em são joaquim, todo ano eu estou presente, infelizmente nesse ano vou poder ir.
    mas reealmente a festa é muito boa, bebiba, e comida de fartura. eu oncluisive fico alugumas noites na cozinha ajudando pois minha familia todo ano passa alguma promessa.

    • Que feliz surpresa, Tânera, ter sua presença aqui! Você, como uma autêntica participante da festa de são joaquim, me enche de alegria trazendo seu relato. Como que queria voltar a São Gabriel… =)

  2. esse ano eu estou indo, me aguarde dia 6 de agosto estarei ai, se Deus quiser.

  3. OLá PAULA
    EU FUI A FESTA DE SAO JOAQUIM, FOI BONITO DEMAIS, COISA QUE JAMAIS EU TINHA VISTO E JAMAIS ESQUECEREI, ALCANCEI VÁRIAS GRAÇAS, FUI E VOLTEI DE BARCO NO TANAKA, NOTA 1.000 PARA TODOS OS TRIPULANTES, MUITO BOM O ATENDIMENTO, SÓ NÃAO FOI MELHOR,PORQUE CHEGAMOS NO D0MINGO EM MANAUS E NA SEGUNDA UMA SENHORA DE 92 ANOS , D.ASTROGILDA FALECEU, MAIS ELA APROVEITOU CADA MOMENTO, ELA ERA MUITO DEVOTA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: