Especial São Gabriel da Cachoeira: Quão longe é São Gabriel

Quando eu comecei a comentar que iria a São Gabriel da Cachoeira o que eu mais ouvia era “Olha, lá é longe que só” para me alertarem que eu estava indo para uma terra muito distante.

Na farmácia, depois de comprar protetor e repelente “Olha, lá é longe que só”. No trabalho, depois de anunciar que conheceria mais uma idade do interior: “Olha, lá é longe que só”. Lá no meu prédio, com a minha vizinha, dia desses logo cedo. “Olha, lá é longe que só”!

É, São Gabriel da Cachoeira é longe. Para chegar são 4 dias de barco em tempos em que o rio é navegável. São duas horas de vôo. Mas não tão longe quanto Minas, Rio ou São Paulo. Mas Minas, Rio ou São Paulo não despertam nos amazonenses a mesma impressão de lonjura que São Gabriel desperta. O mapa não deixa mentir. As condições viagem que fizemos para chegar a São Gabriel não deixam mentir. Os relatos sobre as dificuldades para conseguir as coisas lá não deixa mentir. São Gabriel é longe que só. Mas longe está no mapa, no tempo de viagem, nos quilômetros que levam até a cidade, mas está muito, muito, muito perto do coração de quem já visitou a cidade, de quem tem parentes lá, de quem já morou, de quem mora. São Gabriel provoca encanto e encanto é laço que transporta para perto quem quer que seja.

Um comentário em “Especial São Gabriel da Cachoeira: Quão longe é São Gabriel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: