Como é viver em Manaus: “Sem energia, com calor”

Nos últimos meses a população de Manaus tem vivido um drama um tanto quanto desagradável: a falta de energia. Na capital e no interior os picos de energia estão acontecendo com uma frequência incrível e isso é super prejudicial em uma terra em que o calor é bravo e precisamos de ventilador e ar condicionado para nos sentirmos confortáveis.

O motivo do problema é simples de entender: as pessoas estão gastando mais energia do que a Eletrobrás Amazonas Energia consegue produzir. Aí, cortes e mais cortes acontecem para tentar conter o consumo intenso. E por que o gasto está tão alto? Porque é verão, né, gente?! Aí todo mundo quer chegar em casa e se refrescar o máximo, sentir a brisa gelada do ar condicionado em cada micro campo de sua residência. Egoísmo puro, claro! Aquela coisa: ao invés de as pesssoas logo se conscientizarem que se gastarem o máximo não terão nada, fica um bate boca sem fim sobre quando o problema será resolvido pelos governantes. É ótimo aumentar a capacidade elétrica do Estado, realmente é responsabilidade do governo, mas é coisa de médio prazo. Amanhã já está sem luz de novo e todos nós suando como na panela de pressão sem conseguir dormir.

Já pensei com minha família: vamos dormir do lado de fora da casa quando acontecer de novo, com direito a transporte de colchões e travesseiros. Lá no quintal é mais fresco, tem uma brisa gostosa de madrugada, fica até geladinho. O inconveniente dos carapanãs (ou pernilongos) a gente dribla com repelente ou quem sabe um mosquiteiro.

Cada um com suas soluções. Pena que não são todos pensando para o bem comum.

2 comentários em “Como é viver em Manaus: “Sem energia, com calor”

  1. Ou, isso é tenso mesmo! E se conseguiram resolver no resto do país (lembra a época do apagão e do racionamento?), é hora de resolver em Manaus.
    Boa sorte com o calorão intenso da madruga!

  2. Bruna, mana, existem formas naturais de minimizar o calor. Estamos pensando e estudando o que pode ser feito. Mas é muito, muito, muito difícil dormir no quarto super quente. Tomara que quando vocês estiverem por aqui isso não aconteça! =) a verdade é que até lá já teremos encontrado ótimas alternativas. E claro, vou publicar no blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: