Como é viver em Manaus: “Estar em Manaus”

Muito mais comum do que se pensa, em Manaus estão muitas pessoas que vieram de outros Estados. Há gente de tudo quanto é lugar do Brasil. Cá estão por causa do trabalho, por causa do marido, por causa da prima que ficou viúva, por causa de uma transferência na empresa, por causa de uma gama variada de motivos. Aqui, quando digo que sou mineira logo surgem mil indicações de outros mineiros “gente boa”. E assim também deve acontecer com os gaúchos, baianos, cariocas, paulistas. Só não acontece com os paraenses =), porque aqui a piada é que são “ladrões” (rixa tal qual aquela bem conhecida entre paulistas e cariocas).

Os manauaras inclusive têm uma incrível facilidade para identificar sotaques. Bastam duas ou três palavras para lançarem o diagnóstico: “tu é mineira?”. Convivem intensamente com pessoas que vieram de tudo quanto é lugar do Brasil e isso faz com que um pedacinho de cada Estado esteja aqui.

Em dias de feriado, como esse final de semana, o aeroporto fica cheio. O vôo de volta vem lotado. Afinal, todo mundo que tem família morando longe quer aproveitar o feriado para se lançar por esse Brasil. Quer aproveitar porque a saudade de quem mora longe é das grandes.

Não ter a família por perto é torcer para que os feriados nunca caiam no final de semana ou numa quarta-feira. Não ter família por perto é ficar sempre fazendo cálculo de fuso horário para saber se ainda não é muito tarde e dá pra ligar antes de dormir. É torcer para que as férias sejam longas e que as passagens aéreas não subam tanto de preço. Não ter família por perto é lembrar com mais carinho ainda dos momentos vividos juntos. E aproveitar ao máximo cada minuto quando finalmente nos encontramos.

Família que amamos de paixão, família que sentimos falta, família que nos enche de alegria e vontade de seguir adiante, família que nos ama e nos abastece de força e energia para os novos dias.


Um comentário em “Como é viver em Manaus: “Estar em Manaus”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: