O que comer em Manaus: “Piracuí”

Piracuí é um preparo de peixe desfiado e salgado. O peixe: bodó. Sim, aquele mesmo bodó vítima de preconceito por ser feiozinho, depois de desfiado e seco ao sol, transforma-se num tira gosto típico do Pará e bem conhecido por aqui também. O piracuí é vendido baratinho: no mercado o quilo custa mais ou menos R$7 a R$5 e é um aperetivo para acompanhar a cerveja ou o lanche.

Tem gosto de peixe e até me arriscaria a dizer que tem gosto de bacalhau, só que um pouco mais fraquinho.

Também  é possível incrementar pratos com o piracuí. Bolinhos de piracuí caem muito bem. Um colega do trabalho, Joel, paraense, conta até com água na boca a receita de omelete de piracuí que sabe preparar. E deve mesmo ficar boa.

Então, já sabem: estando aqui aproveitem para levar pra casa uns 400 gramas de piracuí pra beliscar. Prazo de validade: não estraga nunca. =)

3 comentários em “O que comer em Manaus: “Piracuí”

  1. Oi Paula,

    como paraense, sou um apreciador do piracui, faço bolinhos e uma farofa invejável (se quizer, ti passo a receita…); no interior é comum fazerem a farofa com ovo frito, tomate, cebola e cheiro verde… na minha eu acrescentei repolho frito na chapa (tipo na yakisoba), pimentão e banana, rende uma boa refeição…

    eu não sei se você sabe, mas, na linguagem tupi-guarani (se não me engano!) “pira” significa peixe (assim como piracema, pirarucu, piramutaba, etc) e “cui”, significa farinha, então piracui, seria farinha de peixe…

    parabéns pela criatividade do blog; gostaria de saber se você pode me enviar o nome do programa que você coloca aqueles nomes das tuas fotografias? poderias me dizer?? se puder, me manda por email (wendellam@gmail.com). desde já, obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: