O que comer em Manaus: “Pitomba?”

Logo que me mudei para Manaus um desses vendedores de sinal veio com um cacho cheio de pequenas bolinhas marrons me oferecendo para comprar. Estávamos eu e minha filha. Eu, toda animada para explorar os sabores exóticos da terra, já fui perguntando:

– Moço, o que que é isso?

– Pitomba.

– Pitanha?

– Não. Pitomba.

– Ah! Pitanga?

– Não, senhora. PITOMBA.

– Pitomba?

– Isso, senhora.

– Posso provar?

Minha filha com cara de “minha mãe me faz passar vergonha” e o vendedor com cara de “essa mulher é turista” me entregou uma das pitombas já me mostrando como se fazia para quebrar a casca e alcançar a polpa. Provei, não gostei muito e deixei para comprar depois, outro dia.

Outro dia chegou depois de quase 10 meses. Comprei um cacho de pitomba para provar com mais afinco e ver se o gosto azedo daquela que provei no sinal no início do ano era só uma falta impressão sobre o gosto da fruta. Hum, digamos que a impressão não melhorou muito. Eu achei a fruta um pouco rançosa e nem tenho certeza se é porque ainda está verde.

A pitomba tem o tamanho de uma uva. Sua casquinha durinha se quebra ao ser apertada e lá tem tem uma polpa (também com aspecto semelhante ao da uva) que reveste seu caroço. Pelas fotos você já pode se considerar um conhecedor da fruta.

3 comentários em “O que comer em Manaus: “Pitomba?”

  1. Noossa, chega deu água na boca essas pitombas… na minha infância, no interior do Pará, tinha uma senhora idosa que tinha um pé de pitomba, e trocávamos pequenos favores (fazer uma compra, carregar água, limpar a casa dela…) tudo em troca de umas pitombas… uma delícia ;-)

    • Sim, tem cara e textura de lichia, mas o gosto é diferente, porque trava, como se estivesse verde. Parecido mesmo com a lichia é o rambutã. No início do ano é época e aí vou postar uma foto feita por mim por aqui. Obrigada pelas suas visitas, Angélica. É sempre bom tê-la por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: