Como é viver em Manaus: “Pra que esse carro tão grande?”

Sobre as ruas estreitas e o trânsito bagunçado de Manaus vocês já sabem (contei aqui), mas não sabem que em Manaus são raros os carros mais velhos. É impressionante: quase só vemos carros novos pelas ruas. Definitivamente o dinheiro circula na cidade – e isso logicamente aconteceria já que gastar fora não é tão fácil assim.

Mas peculiaridade mesmo é o fato de circularem por essas ruas mal planejadas e apertadas da capital do Amazonas uma frota imensa de carros gigantes. Hilux, Frontier, e um tanto de outras jamantas que eu não sei o nome.

Elas prendem o trânsito quando não conseguem estacionar totalmente dentro da vaga, precisam de um espaço considerável para manobra, ocupam um trecho danado na fila de carros e poluem bastante.

O dito popular mais falado por aqui sobre o assunto é que quem compra carros grandes está mesmo é querendo compensar o que possui de pequeno entre as pernas. Acho graça! Mas a verdade mesmo é que o poder aquisitivo das pessoas possibilita essa compra e o status gerado por um carro desses enche os olhos de quem quer um bruto de um carro na sua vida.

Devem assistir às propagandas super bem produzidas da categoria e desejar ardentemente ser como os garotões aventureiros da TV – muita poeira, adrenalina total percorrendo trilhas que nenhum outro carro percorreria, tração nas 4 rodas para se safar ainda mais dos obstáculos naturais e muita estrada de terra batida. Afinal, devem concluir, estamos no Amazonas. Gente! Esse cenário nem existe em Manaus e nas redondezas direito!

Se o jeito é conviver com essa realidade, melhor seria se a cultura da carona se instituisse na cidade (coisa rara por aqui). Assim pelo menos aquele espaço imenso dentro do carro seria melhor utilizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: