O que comer em Manaus: “Broa”

Menina mineira que sou, desde que me entendo por gente, como broa na hora do café. Feita a base de fubá, ao sair do forno a broa enche a casa de cheiro e gosto de Minas. Cresci com broa na hora do café porque a broa é uma receita tradicional mineira. Lembro do gosto da broa que minha avó Maria fazia quando estávamos de férias no sítio que fica em Furquim (lá pros cafundós de Mariana e Ouro Preto). A broa saia quentinha do forno e não tinha neto que resistia a um pedaço regado a manteiga ou com queijo.

Pouco antes de me mudar para Manaus, foi na sala dos professores da faculdade em que eu dava aula que a broa voltou a ganhar espaço na minha vida. Todas as sextas-feiras, pela manhã, uma professora, Mila, sempre super gentil, trazia uma broa ainda no tabuleiro para que o nosso café ficasse mais gostoso. E realmente ficava: a broa da Mila ganhou fama e esperávamos ansiosamente pela sexta.

Eis que ao chegar em Manaus resolvi retribuir o carinho da professora entre meus novos colegas de trabalho. Anunciei: “essa sexta vou trazer broa!” E ouvi, como era de se esperar, alguns “huum”. Prometi e cumpri. Lá em casa preparei duas receitas, parti em pedaços bem simétricos e levei numa travessa de vidro. E aí… NINGUÉM conhecia minha tradicional receita mineira como “broa”! Ficaram me olhando com cara de decepcionados e eu não entendi nada até que um deles me explicou que aquilo que eu tinha levado era bolo e que broa mesmo era branquinha e farinhenta. Decepcionada fiquei eu então.

Para que conheçam, eis a foto da broa de Manaus. Olha que eu demorei quase um ano para finalmente me render e aceitar que o nome é esse. =)

11 comentários em “O que comer em Manaus: “Broa”

  1. AMOOOOOOOOOO BROA DE MANAUSSSSS……MOREI NESTA CIDADE LINDA POR 6 ANOS!
    SOU LOUCA DE VONTADE DE COMER NOVAMENTE ESSA BROA, PORÉM AQUI EM JUNDIAÍ ONDE EU MORO NÃO ENCONTRO POR NADA!!! E AGORA Q ESTOU GRÁVIDA A VONTADE É MAIOR AINDA!
    ABRAÇOS,
    RENATHINHA….

    • Renata, que paixão pela broa! É mesmo gostosinha.
      Quando vier aqui de novo você pode matar a saudade ou então pedir para alguém postar umas embalagens para você por correio! =) Beijos, obrigada pela visita e boa gravidez.

  2. Estou em Alagoas desde 2005, e também estou morrendo de saudade da nossa broa…

  3. Morei em Manaus durante 8 anos, a broa é uma paixao eternizada em minha vida kk
    Hoje moro em Alagoas e toda vez que penso em visitar Manaus penso que a primeira coisa que eu comeria ao chegar…seriam as broas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: