Como é viver em Manaus: “Barracas, barracas, barracas”

Em Manaus conheci o verdadeiro significado de “calçada obstruída”. É marcante no centro da cidade a presença das mil e uma barracas de bugigangas.

Claro que não posso deixar de lado o aspecto “lindo” da coisa, né?! Tem gente que vai no centro só pra ficar olhando as novidades das barracas. E diante de ofertas e mais ofertas acaba fazendo um tanto de compras. E tem gente que passando por lá acaba lembrando que não tem em casa um controle remoto universal ou o último e melhor jogo de todos os tempos de super nintendo e compra.

Lembro da minha época de infância em que esperávamos  o ano todo pelo Jubileu de São José Operário – ainda hoje em Barbacena, nas Minas Gerais da vida, muita gente espera por essa festa. E lá as ruas se transformam em um verdadeiro shopping de barracas com produtos importados. Bacias, panelas, CDs e DVDs piratas, celulares, aparelhos eletrônicos, enfeites de casa, roupa, tudo quanto é produto da China e até calçados. Tudo com o preço camarada. Uma bagunça organizada, já que apesar de serem muitas as barracas, todas elas têm espaço demarcado e os carros são impedidos de circular por ali para abrir espaço, na própria rua, para a circulação do pedestre.

Aqui a coisa não funciona tão organizadamente assim. São barracas e mais barracas, o ano todo, todo o tempo, todas em cima da própria calçada e a circulação do pedestre fica condicionada ao espaço que sobrou. As lojas, coitadas, sofrem com a bagunça e acabam perdendo a visibilidade de suas vitrines.

A prefeitura tem um projeto de shopping popular. Uma espécie de agrupamento de todas as barracas em um só ambiente. Isso funcionou muito bem em Belo Horizonte com a criação do shopping Oiapoque. Mas aqui a coisa demora a acontecer por causa de todos os entraves criados por aqueles que defendem a classe dos camelódromos e acreditam piamente que montar um shopping popular vai prejudicar mais do que ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: