O que comer em Manaus: “Pé de moleque”

Meninos e meninas, leitores que há dias venho deixando sem muitas atualizações, aqui está um post que estou para fazer há muito tempo. E foi a fila da padaria que me inspirou a não deixá-lo no esquecimento. Eis a história:

Os dois estavam no maior love atrás de mim, beijinhos e chamegos. Na bancada ao lado uma variedade incrível de guloseimas feitas ali mesmo na padaria. Eu observei ela interrompendo os amassos e pegando o tablete de pé de moleque. Virou uma ou duas vezes procurando a etiqueta e logo percebi que ela não sabia do que se tratava.

“O que é isso?” – perguntou a ele.

“Pé de moleque.”

“Na minha terra pé de moleque não é assim.”

“Então volta pra sua terra!”

Ele respondeu tão contrariado que até acredito já ter havido entre o casal algumas discussões sobre os prós e os contras do Amazonas, mas venhamos e convenhamos, pé de moleque de Manaus é bem diferente do pé de moleque conhecido pelas bandas do sudeste.

O pé de moleque caboclo, vamos chamá-lo assim, é feito à base de mandioca e também leva leite de coco, castanha e erva-doce. O pé de moleque mineiro, vamos chamá-lo assim, é feito à base de rapadura e amendoim. Ou seja, que tem o cós com as calças?

Para apreciarem a sutil diferença entre os pezinhos dos moleques, aí estão as fotos.

12 comentários em “O que comer em Manaus: “Pé de moleque”

  1. Paulets, esse pé de moleque (o nosso) é tipicamente mineiro. Wlina, quebra-quexo por aqui é feito de açúcar (caramelo) e amendoim. =)

  2. Hum! Parece delicioso. Estou indo pra Manaus dia 10/05 e vou prová-lo bem como outras delícias que encontrei no seu blog. Thanks!

    • Aproveite sua visita, Jeane! Coma muito peixe, beba muito baré, prove o que nunca viiu na vida e relaxe no calor! Um abraço, Paula.

  3. Obrigada Paula. Sabe que não provei Baré. mas provei outros. Fiquei resfriada mas valeu a visita. Quero voltar.

    • Jeane, quem vem tem que vir uma vez na cheia e outra na vazante pra dar sorte pra toda vida. =) Acabei de criar uma lenda! Beijos

  4. PAULA, JA ESTIVE EM MANAUS NO ANO PASSADO, E FIQUEI APENAS 3 DIAS, NAO TIVE MUITO TEMPO PARA CONHECER TUDO, MAS AGORA QUERO PROVAR O PÉ DE MOLEQUE… ONDE EU ENCONTRO?

    • Marilza, tem mesmo que provar o pé de moleque para conhecer esses sabores do Amazonas. Se for ao mercado do Porto ou à feira da Panair é certo que encontra, mas se for muito fora de mão, há para vender na padaria “Eliza”, próxima ao Manauara Shopping, quase sempre que vou lá.

  5. Paula.. obrigada pela dica. Cheguei em Manaus no dia 21 de outubro, estive na padaria da Eliza no dia 22 (Diga-se de passagem uma bela padaria), mas infelizmente não encontrei o pé de moleque. Não tive oportunidade de ir até a feira do panair. Fica para uma proxima… e mais uma vez obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: