Como é viver em Manaus: “Caminhando em Manaus”

Nessa época do ano, na região sudeste, há pelas ruas das cidades uma verdadeira mudança de cenário: muitas pessoas saem o aconchego do seu lar para fazerem atividades físicas preparando-se para a estação mais quente do ano, que envolve praia, piscina e roupas justas. O calor de Manaus não é o mais animador para quem quer exercer uma atividade física e aqui, por ser verão o ano inteiro, não há esse movimento de “saída às ruas” nessa época do ano. Porém, ao contrário do que muitos pensam sobre a terrinha do sol, imaginando ser  impossível fazer algum tipo de atividade física fora da academia cercada de ar condionado. Realmente estamos sempre em clima de calorzão, mas não é difícil fazer atividades físicas ao ar livre. À noite há até bons ventos frescos… =)

Exclui há alguns meses a academia dos meus gastos. Custam R$180,00 em média e a maioria não é lá grande coisa. E estou visitando alguns pontos que as pessoas usam para caminhar tentando encontrar o que mais me agrada. Aqui estão alguns:

* Parque dos Bilhares: tem um ambiente super “esporte”. Muitas pessoas ficam lá passeando, andando de bicicleta, vendo seus filhos se sujarem no parquinho de área, correndo, jogando futebol, treinando manobras no skate. Enfim, o clima o bem propício para se exercitar, há pistas bem feitas para caminhada, grama, iluminação noturna super aconchegante e muito verde em volta. A desvantagem é o igarapé poluído que passa pelo parque e fede, sim, fede um cadinho.

* Ponta Negra: muito agito nas noitas da Ponta Negra e o espaço para caminhada, pelo menos em dias de semana, é bom. Também há pessoas praticando esportes nas quadras, como futebol, e outras correndo ou andando de bike na rua. Mas há muito mais pessoas comendo e preocupadas em comprar logo um churrasquinho ou sorvete. O clima não é dos mais propícios para a atividade física, e sim para o entretenimento de fim de dia que leva em consideração um bom e divertido lanche. De manhã é muito melhor.

* Calçada/praça próxima ao Sambódromo: até tentei caminhar nesse espaço no domingo à noite, mas estava super vazio. Como não é muito bem iluminado, caminhar sozinho por aqui pode ser perigoso. Mas durante a semana o ambiente se transforma e por lá estão muitos interessados em manter a saúde em dia.

* Pracinha perto lá de casa: Manaus tem alguns espaços públicos que podem ser úteis para uma boa caminhada ou corrida. Perto da minha e da sua casa deve haver algum espaço que serve muito bem para você se exercitar. Então, desculpas sobre não haver um lugar ideal para praticar uma atividade não é desculpa para ficar em casa de preguiça.

* Vila Olímpica: muitas árvores, muito verde, muita gente fazendo exercícios. Há também opção de se matricular em atividades como natação, judô, ginástica olímpica, entre outras.

E você? Por onde gosta de fazer suas atividades?

15 comentários em “Como é viver em Manaus: “Caminhando em Manaus”

  1. Eu não sou adepto de exercícios, hehe, quando fui morar em Manaus, ficava pensando: poxa, vou deixar de lado o meu bairro onde tem de tudo, áreas boas, vou deixar de lado a praia. Dai vi que não aproveitava nada o que minha cidade tinha para oferecer. Odeio praia, não gosto de caminhar, sou pão duro e nem vou a muitos restaurantes (por incrível que pareça é na área que trabalho), não vou a academia mesmo tendo duas na frente de casa e reclamava que aí não tinha uma perto. Vi que Manaus não tinham muitas coisas que estava acostumado a ver, mas que na verdade não fazia diferença alguma para mim.
    Morei perto da Ponta Negra, não sei como vai ficar depois da reforma, mas acredito que terá mais espaço pra prática de exercícios. Agora estou voltando em Janeiro e nem sei onde morar, até agora os melhores bairros que achei (para mim) são Parque dez e Praça 14. Tem outros bairros até melhores, mas não conheço cidade mais cara em aluguel, ficando inviável.
    Moras em que bairro?
    Abs
    Rafael Rolim

    • Rafael, realmente o preço do aluguel em Manaus é bem salgado, principalmente por causa da pouco oferta. Moro no Dom Pedro, que também é um bom bairro. Antes de escolher o bairro, se for possível saber onde vai trabalhar, melhor que escolha com base nisso! E depois usufrua as praças, calçadas, academias, espaços de lazer que há por perto! Tudo pronto para a mudança?

      • Eu morei ai perto, na verdade nunca soube se era Dom Pedro ou Nova Esperança. Dom Pedro é um bom bairro sim, mas a maioria é casa, não há prédios, ficando ainda mais caro o aluguel. Tem uns perto do Carrefour, mas são caríssimos (mais caro que Ponta Negra). Eu sou consultor então não vou ter um emprego fixo por enquanto. Pretendo não levar muitas coisas inicialmente, só após casar que vou me estruturar melhor.
        Depois, pretendo partir para a área acadêmica, pois há poucos professores em gastronomia ai no norte, e o curso foi extremamente mal avaliado pelo MEC. Vi que você trabalha com educação. O grande problema na área gastronômica, é profissionais de outras áreas atuando (nutricionistas e administradores), gerando muitos problemas (da pra ver pelo ENADE). Mas ainda preciso terminar minha especialização, por enquanto vou ficar só na prestação de serviço.
        Abraços
        Rafael Rolim

      • Gastronomia! Que legal, Rafael! =) Que tal um restaurante? Bem, no Dom Pedro há também alguns prédios menores e mais baratos. Eu moro em apartamento e o aluguel não é dos mais caros. Melhor mesmo é pegar o classificados da Crítica e debulhar em busca de um bom lugar para morar. Boa sorte! Se precisar de algo, estou aqui!

    • Acho que Manaus deve perder apenas para SP e Rio em termos de aluguel…mas nunca morei nesses lugares..só pelo que falam.
      Manaus é mto abusivo o preço..principalmente quando se vem morar após a Copa do Mundo.

  2. Olá Paula vejo que seu post em relação as caminhadas é antigo. Eu e meu esposo estamos tentando virar adeptos dessa atividade física nesse calorão como você sitou bem!! Como trabalhamos no período da noite, esse horário o qual seria mais viável por conta do clima , já não podemos. Conta pra gente atualizando onde você tem caminhado? Algumas novas sugestões??
    Adorei o post!
    Abraços!

    • Oi, Larissa! Caminhar logo cedo também é muito bom. Antes das 7h pode parecer cedo demais, mas o clima é tão bom que anima qualquer um a sair cedinho para a rua.
      Há lugares muito bons na ponta negra, na ponte do rio negro e pela cidade. Na região do Aleixo há um circuito ótimo e tranquilo. Podemos seguir pela André Araújo, descer a Paraíba e pegar o V8. Adoro esse caminho.
      Um outro lugar que sempre tem gente é em frente ao residencial Smiles no Mindu. Aquele circuito é bem visitado.

      Você pode criar seu próprio circuito nas redondezas da sua casa. Assim fica bem prático acordar e fazer uma caminhada. Será que daria?

      Não leve muitos objetos de valor e pode ficar tranquila com a segurança, nunca passei por situações chatas.

      Depois me conte o que criaram!! =))

  3. Estou indo morar em Manaus , em ponta negra. Vi que tem a orla e praia, espero que possa apreciar as aguas de lá !

  4. olá, poderia me dizer se dá pra viver em manaus com um salario de 2700. Duas pessoas? =-)

    • Kellyane, vive sim, mas o padrão de vida é alto. Claro que você vai encontrar, por exemplo, alugueis de todos os preços e qualidades, mas com 2.700,00 você vai viver um padrão de vida bem enxuto.

      • Bote enxuto nesse padrão…há lugares que só o aluguel é isso…
        Manaus..rica nas cobranças, pobre nos investimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: