O que fazer em Manaus: “Assentamento Rural do MUSA”

Há iniciativas das mais variadas fontes no Amazonas para tornar o Estado mais produtivo e mais desenvolvido. Entre essas florestas e águas há uma população muito esperançosa e ansiosa por dias melhores, uma população que vive o dia de hoje com tranquilidade e contentamento, mas que quando está diante de oportunidades se abre para elas. No assentamento rural do bairro Puraquequara, em Manaus, pude ver de perto um pouco dessa realidade há algumas semanas.

MUSA

 

O Museu da Amazônia, o MUSA, vocês já conhecem brevemente por esse post aqui. Visitei o espaço do Museu ainda em 2010 e o que estou sabendo é que por lá as coisas andam muito diferentes: há mais trilhas disponíveis, mais guias, mais programações e exposições – estou para visitar o Museu de novo, que tem a proposta de ser um “museu vivo” em que seus visitantes podem interagir com todas muitas formas de “vida” presentes na Amazônia – todas ainda em seu estado natural, vivas, em contato com o ambiente.

musa_estradas

 

O MUSA está investindo em mais um espaço que fará a alegria dos  turistas carentes por vivências mais contextualizadas do que são as áreas rurais do Amazonas e proporcionará às famílias rurais a oportunidade de aprimorarem suas técnicas, produzirem com mais qualidade e terem espaço para a comercialização de seus produtos. Apesar de todas as condições adversas que encontramos no ramal para chegar até o assentamento – primeiro nos perdemos por uns instantes, depois enfrentamos uma estrada muito lavada pela chuva -, o MUSA está transformando essa região de área rural do bairro Puraquequara em um assentamento modelo de produção sustentável de materiais orgânicos. Algumas famílias do assentamento já vendem seus produtos orgânicos naquela feirinha da Av. Maceió, lembram dela aqui? No assentamento pude fazer minhas feira de hortaliças não convencionais recém colhidas da plantação, um arraso: vinagreira, batata do ar e uma outra verdinha que nem sei o nome! O projeto do assentamento está dando os primeiros passos, avançado para logo estar de “portas abertas” para as visitações, portas tão abertas como as que as populações rurais do Amazonas mantêm para as ideias que podem melhorar sua qualidade de vida.

musa_hortas

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: