O que comer em Manaus: “Buriti”

Entre as mais belas árvores dessa Amazônia de meu deus está o pé de buriti, que dentro da minha lista de árvores preferidas, ganha o primeiro lugar com reverências. Daqui do meu apartamento tenho o privilégio de avistar alguns. Vejo no buriti uma força tão grande tal qual é a força dessa floresta e dessa terra amazônica.  Palmeira forte, de tronco largo, folhas muito grandes e de um verde apaixonante. Eu amo os buritizais.

buriti_manauspramim

Ontem na feira comprei, por R$1,00 (acredite, salve o feirão da sepror), 20 buritis. Com ele fazemos um suco bem denso, de cor forte e cheiro dominante, que adoro. Para quem não provou, mesmo que não goste, vale a experiência: tanto de sentir o gosto, quanto o cheiro, que é bem diferente daquele dos sabonetes da Natura.

Nunca tinha feito eu mesma, mas comprando os buritis por esse preço é possível arriscar. O modo de fazer para os desavisados:

1. coloque os buritis de molho em água quente para morna (a temperatura tem que ser agradável para os seus dedos); 2. deixei de um dia pro outro ou o suficiente para apertar os buritis e eles se desfazerem. 3. é lindo, as casquinhas passam a se amassar com facilidade. 4. você raspa a polpa junto com a casca (usando uma colher, boa dica do caboclo que me atendeu), separando do caroço. 5. bate com água. 6. coa. 7. bebe o suco.

A senhora da feira estava me ensinando a tirar a casquinha antes de tirar a polpa, mas o caboclo marido dela veio logo com praticidade e me disse “bate tudo junto mesmo e coa”. Fiz assim e deu certo, maravilha amazônica para o lanche. =))

buriti

3 comentários em “O que comer em Manaus: “Buriti”

  1. Buriti realmente é delicioso! Descasca-lo e comer a polva e a casca interna com um poquinho de sal tamb[em é uma delícia :) lembro da minha infância!!
    Parabéns por mais um lindo post!

  2. Realmente essa árvore é linda!! Achei maravilhoso quando eu cheguei aqui, me chama bastante atenção também!! Mas nunca comi… quem sabe em breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: