Como é viver em Manaus: “E Manaus se abre para você….”

Uma das coisas mais fortes que aprendi nesses anos de vida no Amazonas é que muitas pessoas que vêm para o norte do país, assim como eu, podem amar essa terra do sol ou detestá-la. Tive amigos e conhecidos que se abriram para as experiências proporcionadas pela distância dos grandes centros, para as dificuldades de acesso, para a espontaneidade do povo, para a desorganização urbana, para a falta de infraestrutura, para o trânsito tão espontâneo quanto seu povo, e também para as experiências em meio a natureza, de contato com o rio, de adoração do rei sol em manhãs e fins de tarde. Sei que o Amazonas proporciona mesmo experiências muito diferentes daquelas que estamos acostumados em regiões do Brasil como o sudeste, e essas experiências podem agradar ou não quem vem.


Acontece que uma coisa é certa e é sobre ela que eu gostaria de falar: descobri nesses anos que quando você se abre para o que há nesse Amazonas do sol maior, ele se abre para você e te acolhe imensamente. Traz oportunidades, traz paz, traz aprendizados.
Já escrevi em algum de meus textos e vou contar de novo. Um grande professor, Josemir, há uns dias me escreveu dizendo que assistiu na televisão a uma entrevista do Márcio de Souza em que ele dizia que há cidades que nós buscamos para nos curar. E que Manaus não é uma delas. “As pessoas vão para Manaus para contrair algo”. E é exatamente o que sinto, que estou em Manaus para contrair aprendizados, experiências, saberes, vivências, olhares, que fazem de mim um ser humano melhor do que eu era há dois, três anos com uma frequência de transformações muito intensa. O ritmo do aprendizado por aqui, talvez por estarmos tão expostos a situações diferentes do que somos acostumados e isso despertar mais nosso olhar, é incrível.

Acho linda a mudança, como bem sabem. Acho linda a transformação e o aprendizado. E nisso tudo me encanta a receptividade do Amazonas, de Manaus, do povo daqui. De braços abertos a cidade nos acolhe a agradece por estarmos aqui contribuindo. E nós agradecemos de volta tudo o que recebemos. E vamos em crescimento.

Paula Quintão. 08/06/2013

3 comentários em “Como é viver em Manaus: “E Manaus se abre para você….”

  1. E vendo toda a beleza da natureza de 12 mil pés a coisa fica mais bela ainda hein? :-) Blue skies

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: