Como é viver em Manaus: “Das motos com vocação para bicicleta”

As estradas do Amazonas têm uma peculiaridade, que talvez seja bem comum em outros muitos estados do norte do Brasil : motociclistas transitam sem capacete. Se não bastasse, ainda levam um outro alguém na garupa também sem capacete. E se tudo não parecesse incrivelmente terrível, às vezes ainda levam dois “alguéns” na garupa. Sim! Três pessoas numa moto. Pra mim é a maior curiosidade.

Como eu não sou uma andadora de motos, não sei qual o incômodo que um capacete gera, mas imagino que seja muito quente. Tão quente que nessa terra do sol mais quente ainda seja uma dessas missões insuportáveis a enfrentar. Tão insuportáveis que os motociclistas preferem encarar uma estrada ou o trânsito da cidade correndo o risco de sofrer algum acidente que nem seria tão grave se houvesse um capacete para um acidente fatal. Sendo ou não desconfortável, ele é obrigatório por aqui tanto quanto em qualquer outro lugar.

motocicletas

Vez ou outra eles carregam na mão mesmo o capacete, que é pra usar caso apareça um guardinha de trânsito. Ou seja, o capacete mais vale para evitar uma multa do que para proteger a vida. E nessas idas e vindas, as crianças são doutrinadas com a mesma cultura e servem de carregadoras oficiais de capacetes quando estão na garupa.

A população adota a moto como uma evolução da bicicleta que usaram durante a infância. Não percebe que nos últimos 30 anos o trânsito é outro, as estradas são outras, e as pessoas que circulam pelo Amazonas são outras também. O Estado mudou e cresceu. A população do Amazonas, nos últimos 12 anos, cresceu em 700 mil pessoas. Todos chegam com um novos tempos, novas velocidades e imprimem outras relações no trânsito. E nessa nova realidade o motociclista está diante de um grande risco que ele mesmo não percebe. As motos com vocação par bicicleta são consequência de um crescimento acelerado, desses que você não se dá conta, desses que você não consegue compreender, desses que trazem novos modos de vida antes de trazerem novos modos de pensar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: