O que acontece em Manaus: “Tempestade de segunda-feira”

Ontem vivemos uma terrível tempestade em Manaus e mais impressionante que os ventos fortes, as gotas robustas, os raios corpulentas que caiam às 11h da manhã e o caos urbano que se instaurou logo que a chuva pôs-se a desabar, foi ver como cada um tinha uma história de aventura para contar segunda à noite.

O trânsito para. As pessoas ficam aflitas com o que voa pelos ares. As árvores caem. Os muros vão ao chão. A energia desaparece. Os telhados são arremessados. Os shoppings alagam. Parece um grande filme de aventura ou de ficção científica, desses que o mundo acaba.

“Um cenário de guerra”, diz um. “Um verdadeiro inferno”, diz outro. “Uma aventura na floresta”, diz ainda outro.

É interessante observar como as pessoas reagem ao inusitado. Algumas se assustam, outras se apavoram, outras fazem um drama enorme, outras ainda querem valorizar “sua parte da história”. Mas a essência é a mesma: todos querem compartilhar o que viveram. Se foi ficar horas parado no trânsito, se foi cuidar da casa alagada, se foi estender todas as roupas numa cerca que beira a rua, se foi lidar com a falta de energia. E a cada história contada mais percebo que os olhos determinam o mundo. Cada nova história que eu ouvia, uma Manaus diferente em tempo de tempestade aparecia.

Apesar das tragédias, era uma aventura urbana percorrer as ruas e de repente encontrar uma árvore no meio da pista, um alambrado jogado no meio da maior avenida da cidade, rios de água correndo pelas ruas, fotos e mais fotos do shopping “submerso”, telhados que voaram. Nossos olhos ficam atentos, nossa mente fica super curiosa buscando mais e mais elementos para nos encher com mais um “espanto”, mais uma história para contar aos outros que não viram. Hoje a cidade já não tem tantos elementos como vimos ontem. Rapidamente vai se recuperando e voltando a aparente normalidade de sempre. Seguimos em frente os mesmos caminhos, a mesma rotina de todo dia. No mínimo a tempestade nos enche de histórias. E vida boa mesmo é essa vida de mais histórias, ainda mais numa segunda-feira.

assinatura2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: