O que é único em Manaus: “Manaus do paradoxo”

Manaus é uma cidade salpicada por grandes construções históricas que fazem parte de um relação muito íntima da sua elite com os padrões europeus de arquitetura. O imponente Teatro Amazonas, o Reservatório de Água do Mocó, a Alfândega  são alguns dos famosos monumentos arquitetônicos da cidade. São construções realmente lindas e que se mantêm muito bem cuidadas, super conservadas, mas elas me dizem pouco sobre essa Manaus, essa terra do sol e da espontaneidade.

Quando passo por elas no dia a dia acho lindo que estejam ali, mas não é com essa Manaus que mantenho laços afetivos. Meu afeto vai buscar o inusitado, o inesperado e o que só se pode ver em Manaus, essa terra do paradoxo.

manaus_historica

manaus pra mim

Manaus é pé na arquitetura europeia e pé na arquitetura da floresta, Manaus é pé no espaço planejado, como o Largo de São Sebastião, e pé nas ruas apertadas do bairro Alvorada. Manaus tem um pezinho na decoração europeia, e um outro pezinho na decoração de inspiração indígena. Manaus é a Paris dos trópicos, Manaus é a terra da espontaneidade. Amo essa Manaus da diversidade. Gosto mais dos dois pés plantados no chão do que só um pé plantado nos cartões postais.

assinatura2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: