Manaus na Copa

Não sou a que levanta a bandeira “fora copa fifa 2014”, nem a que levanta a bandeira “uhuuu a taça do mundo no brasil”. Mas também não estou em cima do muro observando o circo pegar fogo sem falar nada.

Tem coisas da Copa que sei que serão boas. Adoro imaginar que tanta gente do mundo inteiro vai circular pelo Brasil e ver as maravilhas que esse país guarda. Vai ser ótimo que todas essas pessoas façam circular suas rendas em nosso país, afinal de contas elas vêm para ficar por alguns dias e vão gastar com transporte, hospedagem, alimentação e toda espécie de bugiganga artesanais que se pode carregar de um país. E o Brasil é um paraíso das artesanias e dos lugares a visitar. Manaus então… nem se fala!

Eu sou adepta a essa turismo: esse que as pessoas gastam seus “dinheiros” em países que estão em desenvolvimento. É por isso que sempre escolho destinos na América do Sul e por isso mesmo que deixarei os Estados Unidos por último na minha lista dos países a conhecer pelo mundo afora.

Mas também há pontos da Copa do Mundo que realmente me inquietam, como inquietam tantos e tantos brasileiros. É muito dinheiro que saiu do meu bolso para fazer obras que venhamos e convenhamos… não era prioridade nesse Brasil de escolas caindo aos pedaços e tanta infraestrutura precária. Um desses pontos de inquietação para mim é a Arena da Amazônia, maravilhosa e imponente, com custo de manutenção mensal altíssimo e que pede muita criatividade para fazer aquele espaço ser bem gerido e trazer benefícios reais depois de tanto investimento. Acredito na criatividade, principalmente na co-criatividade, e sou a pessoa mais otimista do mundo, mas não vou fazer posts sobre a Arena até que o meu radar me diga que há gente criativa por trás daquela suntuosidade toda. 

De todas as obras que vi acontecerem em Manaus (eu vi com meus olhos os asfaltamentos que tornaram bem melhores algumas ruas e as faixas exclusivas para ônibus que definitivamente não funcionam) o aeroporto foi a que mais ganhou meu coração. Tudo está bem lindo. Os projetos de paisagismo, os pisos, as escadas, os espaços de espera. Não fui ainda na área de embarque interna, mas a parte externa, apesar de ainda estar com algumas obras, já ficou visualmente linda.

aeroporto de manaus

Que venha a Copa, afinal. Que venha muita humildade para fazermos desse período um aprendizado. Que venha a criatividade para que os investimentos não se percam nas mãos de governantes e gestores prepotentes e orgulhosos demais para trabalharem de mãos dadas.

E assim seja!

3 comentários em “Manaus na Copa

  1. Que assim seja! :) Um belo ponto de vista! Também estou achando o aeroporto bacana. Sobre a Arena, acredito que vai trazer muitas alegrias!
    Forte Abraço e parabéns pelo site.
    Renato Borges

  2. Nossa Paula, como ficou diferente olhando pelas fotos! E o lago com as tartarugas na parte de fora (eu achava isso tão Manaus..rs)?
    Tomara que Manaus colha bons frutos com a copa, porque é uma cidade que precisa de cuidado e carinho.
    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: