Sobre Mim

manaus natureza

Olá, sou Paula Quintão, escritora, empreendedora. Montanhista-viajante. Doutora em Sustentabilidade na Amazônia e autora desse espaço. Autora do livro Para Sempre Um Novo EU e autora do blog paulaquintao.com.br

O “Manaus pra Mim” surgiu em 2009 da minha vontade de colocar no papel as vivências tão diversas que me deparei assim que conheci Manaus, o Amazonas, a Amazônia. As experiências não cabiam em mim. Morei por 5 anos na cidade do sol e nessa terra aprendi imensamente sobre mim mesma, sobre a vida, sobre ser mais água e aceitar adversidade, sobre celebrar pequenas vitórias e valorizar cada momento vivido.

Manaus foi luz em meu caminho, espaço de muita transformação. Em 2015 me despedi da cidade e hoje, nesse blog, deixo meus escritos em lembrança e honra ao que vivi e aprendi.

“Manaus pra Mim”, pra vocês, pra quem conhece, pra quem vive, pra quem visita, pra quem nunca ouviu falar, pra quem tem curiosidade, pra quem não sabe o que o norte reserva, pra quem é amigo, pra quem está com saudade, pra quem quer aprender, pra quem quer que seja.

Hoje você me encontra aqui:  www.paulaquintao.com.br

 

 

 

119 comentários em “Sobre Mim

  1. Oi Paula! Que bom saber que está curtindo a cidade! Deixará saudade em todos os seus alunos… Felicidades sempre e sucesso! Abração.

    • oi paula, estou muito feliz de ter conhecido vc, acho lindo seu trabalho de divugação da cidade, do norte do brasil,fico feliz vc está gostando de manaus. achei muito legal seu blog, beijos Paula,.

    • Olá Paula! adorei seu blog eu tbm adoro viagens até escrevi sobre algumas delas, mas nunca mostrei a ninguém tenho receio que só sejam tolices de minha parte, adoro escrever sobre as regióes do Brasil que conheci inclusive Manaus. Vc aceitaria ler alguns trechos do que escrevi e dar sua opinião se faz sentido publicar ou não meus escritos? felicidades um grande abraço Eliane

      • Olá Paula, estou aguardando resposta.
        abs Eliane

      • Maria, seja muito bem-vinda, que bom que o blog agradou. Vou adorar ler seus escritos e hoje sei que se escrevemos sobre nossas experiências e entregamos isso ao mundo há sempre alguém querendo “nos ler”, sempre alguém querendo absorver algo de nós, porque estamos o tempo todo em troca. Poder trocar é um privilégio, e ter como colher as entregas do outro é igualmente lindo. Envie um de seus textos para meu email, vou ler com toda felicidade, mas já te incentivo a criar um espaço para fazer suas publicações. Você vai ver como é recompensador. Meu email é pgquintao@gmail.com Grande abraço e bons planos para 2013.

    • Olá – também sou mineiro, de Campestre, Sul de Minas, próxima de Poços de Caldas. Estive trabalhando por um ano em Belém-PA e na região de Parauapebas-PA. De Belém sai um voo diário para Georgetown às 15 horas. Abraços.

  2. Ei Paulinha! Achei muito legal o seu blog! Saudades! Manda beijos pra Clarinha!
    Beijao.

  3. Sou amazonense, mas atualmente estou morando no Ceara, Você nao faz idéia de como eu fiquei com saudades de ver o seu blog, nem muito menos de como eu fiquei com agua na boca de ver as delicias da minha terra. Adorei, Felicidades.

    • Eduardo, que alegria poder receber seu comentário, sentir que o blog traz pra você tantas lembranças boas de Manaus. Que você possa retornar à sua terrinha nem que seja para visitá-la e aproveitar as delícias daqui. Grande abraço.

      • Sim, estou sempre em Manaus, inclusive estarei ai na semana que vem. A minha vida no Ceará é passageira e no final deste ano já retornarei de vez para as minhas raízes, o Ceará voltará a ser refugio de ferias como sempre foi.
        O que mais eu admirei no seu blog além da sua criatividade com a maioria das fotos, foi saber que uma mineira veste a camisa do Amazonas, um lugar com magias que, quer queira ou não, ainda tão pouco conhecido pelos brasileiros, mas infelizmente cobiçado pelos estrangeiros. Você sabe disso tanto quanto eu. Muitas Felicidades!!!!! abraços também. Eduardo.

  4. Adorei o Blog, vim parar por aqui procurando fotos do bacuri no google =) Sou amazonense de Maués e moro na gélida Curitiba. Teu blog fez com que eu sentisse o mormaço na pele novamente. Sempre achei interessante a visão que quem é de fora da cidade.

    Por favor, continue escrevendo!

    ABs,

    • Louise, que bom é receber um comentário desses, que bom ter em meu blog uma visitante tão saudosa de sua terra. Aproveite Curitiba enrolada nas cobertas e não deixe de vir de vez em quando sentir o inesquecível calor do Amazonas. Abraços!

    • Benjamim, estou preparando muitos outros posts sobre São Gabriel da Cachoeira, além de um vídeo lindo, lindo com muitas fotos e histórias daí. Acho que você vai gostar! Semana que vem entra no ar. Visitarei seu blog. Abraços

  5. oi paulinha! achei muito bacana seu blog!
    e que vida agitada vc leva ai em! hauha
    beijo e um abraço para todos!

    • Felipe, que bom receber sua visita! Agora vocês têm que programar uma viagem ao Norte! =) Estou com muitas saudades de todos aí e lembrando especialmente da sua mãe esses dias. Mande um beijo para todos.

  6. Olá paula TUDO BOM!! AQUI QUEM TECLA É O SGT WANDERSON E O SGT VAZ. SOMOS MILITARES DO EXERCITO ESTAMOS REPRESENTANDO NOSSA EQUIPE DE ESPORTES DE AVENTURA (ROTAS SEM LIMITES) E TBM SOMOS LOUCOS POR VIAGENS EM LUGARES INUSITADOS. ESTAMOS MARCANDO UMA VIAGEM PARA O “PICO DA NEBLINA”, ENTRE O DIA 25 NOV OU 1 DE DEZEMBRO, EM NOSSAS FÉRIAS E ESTAMOS REALIZANDO ALGUNS CONTATOS E JÁ CONSEGUIMOS UM EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. NAVEGANDO PELA NET ENCONTRAMOS SEU BLOG E ESPERO QUE VC POSSA NOS AJUDAR SENDO UM POSSIVEL CONTATO DE MANAUS. ME MANDA UM EMAIL PARA TROCARMOS MAIORES INFORMAÇOES. EMAIL DA EQUIPE RORAS: WANDERSON_AMIGUINHO@HOTMAIL.COM OU VAZNB@HOTMAIL.COM. GRANDE ABRAÇO ESPERAMOS SUA AJUDA.

  7. ola paula
    ja havia deixado um comentário no seu blog
    sou sgt do exército do 38 batalhão de infantaria de vila velha ES
    e junto com um amigo meu tbm militar (wanderson) estamos marcando
    umas ferias para são gabriel para uma expedição ao pico da neblina,
    gostaria que pudesse me mandar um emai para que pudesse te explicar melhor

    precisamos de um contato em manaus para podermos tirar algumas duvidas
    espero uma resposta sua

    lucas lana vaz (3º sgt)
    Wanderson mota (3º Sgt)

    equipe rotas
    atenciosamente…

    • Lucas, enviarei um email para vocês agorinha. Obrigada pela visita no meu blog! Será um prazer ajudar na viagem aventureira de vocês. Abraços

  8. Olá,Paula!Adorei seu blog,sou uma carioca apaixonada por Manaus,e atráves do seu olhar, sobre essa cidade ,que aprendi a amar,me transporto e pego as suas dicas,e vou revivendo os lugares,os sabores que conheci e que descobri depois que começei a te acompanhar. Muito obrigada, por nos transportar pelas suas percepções,um abraço.

    • Dayse, que honra a minha poder lhe proporcionar essa experiência. É um prazer escrever sabendo que tenho leitores como você. Obrigada pelo comentário e pelo carinho.

  9. Olá Paula,

    Você me deu, por uns momentos, a alegria de ver coisas da minha terra, me vi nas fotos do seu blog, teve momentos que senti até o cheiro…..do tucumã, do cacau, do taperebá….hummm…..delícias que só tem assim fresquinhas na minha terra.
    Sobre mim: casada, mãe, consultora de beleza, manaura da “gema”, atualmente morando em SP-Águas de Lindóia…..e morro de saudades da terrinha!!!!!!

    Continue colocando seus posts, são ótimos, me remetem a experiências únicas de aromas e sabores todos cheios de cores!!!!!

    Bjs!!!

    • Alessandra, é tão bom receber um comentário como o seu. Obrigada pelo carinho e por compartilhar comigo as sensações que o blog lhe provoca. Venha sempre! Abraços

  10. É isso ai Paula, gostei do blog, Manaus deve ser reamente sui generis, bloga sobre o Teatro Amazons, pelo que já li também é um dos mais bonitos do Brasil. Parabens pelo Niver, aposto que as comemorações serão com pirarucu, tucunaré e outros peixes… abraços!!!

    • Joaquim, amo a culinária do Amazonas. Que sorte, não? Mas vira e mexe preparo algo especialmente mineiro para matar a saudade! Sobre o Teatro Amazonas eu já fiz um post simples. Depois procure na busca. Abraços

  11. Oi, eu sou de Juiz de Fora, faço Comunicação Social na UFJF, sou um grande admirador do seu trabalho em Manaus e queria saber se em Manaus é um bom lugar para se trabalhar com jornalismo. Além disso quero te dar os parabéns pelo excelente blog! ;) hahahahaha
    Bjão Paula!!!

    • Renan, Renan, que honra sua visita! Já te falei se um dia quiser vir para Manaus tem tudo o que precisa aqui: quando todos aqui se derem conta do profissional super competente que você será todas as portas se abrirão. =) Grande beijo e tudo de bom pra você e todos. Saudades!

  12. A honra é minha. E muito obrigado! Tomara que trabalhemos juntos algum dia mesmo, tenho certeza que vou aprender muito. E parabéns de novo pelo seu trabalho em Manaus!
    Lembranças a todos ai futura patroa! ;)
    Bjão!!!

  13. Oi, Paula!

    Acabei de descobrir seu blog. Passei a tarde inteira me deliciando com os textos e fotos, li do primeiro ao último, ufa! Adorei! : )
    Também estou de mudança para Manaus, esse lugar é indescritível, realmente é um mundo dentro do Brasil.
    Tenho mil coisas que queria conversar contigo. Tem msn ou outro meio de comunicação?
    Meu email é: ge.larocca@gmail.com

    Bjns
    Angélica

    • Angélica, que adorável leitora eu ganhei! Mandarei um email para que a gente possa se corresponder melhor. Grande abraço e obrigada pelo carinho.

  14. Oi Paula,
    Eu estive em Manaus em julho, mas não tive tempo de visitar os botos por achar que seria muito complicado. Despois de ler o seu post vi que não é tão complicado assim pra se chegar lá. Queria saber se em apenas um dia posso visitar os botos ou se vai ficar muito corrido e tambem a media de quanto vc gastou nesse passeio.
    OBRIGADO.

  15. Você é especial… Escrevo um livro com diversos trechos sobre a Amazônia e sinto que temos bastante o que conversar…rs Beijos no coração e se não nos falarmos neste ano um 2011 fantástico pra vc. e sua família.

    • Dan, conversaremos sim, é claro. Vou lhe mandar um email. Desde já agradeço a visita e o comentário. Para você também um ótimo 2011. Abraços

  16. Paula, obrigado pelo comentário. Vc poderia passar o seu email para trocarmos algumas informações? O meu é andremaues10@gmail.com. Sobre Figueiredo, é uma cidade que vc precisa conhecer. As Cachoeiras do Santuário, Iracema, e da Pedra Furada são um ótimo começo. Depois, uma visita à Cachoeira da Neblina, com mais de 30 metros de altura, é uma excelente aventura, com 4 horas de caminhada na selva.
    Grande abraço,
    André Maués
    http://descobrindooamazonas.webs.com

    • André, quero muito fazer essa caminhada e também ir às Cachoeiras. Creio que a que eu conheci era uma do Santuário, mas tenho lá minhas dúvidas. Era em um parque. Depois me diga como é possível fazer essa caminhada até a da Neblina. Meu email é pgquintao@gmail.com. Abraços

  17. ola professora saudades de vc das aulaas lah no campus felicidaddes nessa novca fase ai em amnus so agora consegui entar no seu blog que vc tinha kk apesasr de eu escrever com muitos erros te atlo parabens pelo blog bjus

    • Que saudade também! É uma saudade muito boa a que sinto do Campus e de tudo o que aprontávamos por lá para deixar o curso melhor. Espero que você esteja bem e aproveitando ao máximo seus estudos. Grande abraço e obrigada pela visita!

  18. Para não deixar comentários em todos os posts, deixarei aqui.
    Adorei a maneira de você escrever sobre os lugares, é bem envolvente e claro. Ainda mais falando sobre os lugares dessa cidade que amo.
    Forte Abraço e Sucesso!
    http://aondefui.com

  19. Olá Paula,

    Gostei muito do seu blog. Estou de mudança para Manaus e não conheço absolutamente nada por lá. Sou de SP e estou indo pra lá a trabalho.

    Pena que você não está mais por lá, pois seria muito legal conversar pessoalmente com alguém que parece ter absorvido tanto (e gostado) da cultura, comidas, costumes e tudo mais de lá!

    Grande abraço.

    • Klaus, seja bem-vindo à cidade! Manaus é um mistério para muitos que vêm já de malas prontas. Espero que desfrute o melhor da cidade e se acostume com tudo o que não lhe agradar de início. Não entendi parte do seu comentário: você está pensando que eu já me mudei de Manaus? Não mudei, estou em Manaus. E adoro isso.

      • É que alguns textos que li me passaram a impressão de que você havia voltado pra MG.

        Estou em SP ainda e chego dia 20. Ahh… e outra coisa… sou fotógrafo. Vi alguns posts sobre umas fotos e tal. Se quiser a gente firma uma parceria para divulgar as fotos no seu blog! Que tal??

        Já fiz vários editoriais para revistas, books fotográficos e jornais, além de eventos sociais (casamentos, aniversários e esporte).

        Abração… até mais!

    • Klaus, gostei das fotos de São José dos Campos, mas em especial adorei a de Ilhabela. É um lugar lindo! Quero conhecer. Espero que esteja animado com a vinda para Manaus. Que a cidade seja receptiva à sua mudança.

  20. Oi. Então… estou super animado, e ansioso para que tudo corra bem. Deixo muita coisa pra trás e espero construir uma caminhada nova, com felicidades novas e novas histórias para minha vida e para a vida da minha filha e minha noiva.
    Ahh… será receptiva sim… tanto quanto eu estou receptivo a ela e a tudo que envolverá a minha vida daqui pra diante!!
    Em breve mandarei fotos pra vc colocar aqui!
    Ahh… e se souber de trabalhos aí, é só entrar em contato! Essas fotos do Flickr são antigonas… os trabalhos mais recentes estão em outros sites (de empresas para as quais prestei serviço). Pra vc ter uma idéia das mais recentes, segue alguns sites: http://www.dgimagem.com.br, http://www.fotosergiofujiki.com.br e http://www.leandromonteiro.com
    Abração!

  21. Que emoção ao ler seu blog ! Que orgulho de você ! Justo hoje que é o dia
    internacional da mulher, vejo você em terras tão distantes, vivendo in-
    tensamente sua vida profissional, apoiando incondicionalmente sua filha,
    tomando decisões tão fortes , que caracterizam exatamente o que você é.
    Parabéns, Paula Gomes Quintão, professora-mestre, mãe e mulher.
    Um grande beijo .

    • Que honra a sua visita, tia Natália! Essas terras distantes me fizeram um grande bem, trouxeram mais beleza e mais vida para a minha existência. E hoje eu sei que a busca pela beleza e pela vida é um caminho sem ponto de chegada – e por isso mesmo prazeroso – que depende de nossos passos, um a um. De passo em passo olhamos para o que nos espera e nos enchemos de alegria. Olhamos para trás e ficamos satisfeitos por ainda haver um passo seguinte a ser dado. Também em sua terra distante, também terra do sol, Teófilo Otoni, espero que as coisas estejam bem. Saudades. Grande beijo.

  22. Olá,
    Foi um prazer conhecer seu blog. Estou em situação semelhante (mudei a Manaus em agosto, por ter passado em um concurso para Prof. da UFAM), e as dicas estão muito boas.
    Adicionei aos meus favoritos.
    Abraços e continue escrevendo!

  23. ei paulinhaa, vc está me devendo uma visita no carnaboi hein!
    hj é o ultimo dia..

    bjin

  24. Oi Paola, gostei demais de seu blog. Dos comentarios
    e o jeito que você fala das coisas que voCé Vê e ouvi
    nota-se uma sinceridade fantastica nos seus comentarios
    eu sou de Sâo Gabriel da Cachoeira, concordo com voCê que
    é longe até de mais rsrsrs
    e eu moro em Manaus a 5 anos
    sou seminarista estou me preparando para o ministerio presbiteral
    sejam bem-vinda nessa terra
    parece me que você é nova no pedaço
    eu tenho amigos de minas que sao missionarios que trabalham em SGC…
    nao tenho blog mais tenho o e-mail e orkut
    joao.castlemo@hotmail.com (e-mail) e joao.nil@hotmail.com (orkut)
    tudo de bom pra você. Felicidades.
    E boa sorte nessa vida….!!!!

  25. Olá Paula, parabéns pelo blog, adorei, conheci Manaus ano passado, pena que foi uma visita rápida. Desculpe Paula usar seu espaço, mas como faço para ter contato com você?

  26. Que legal que você está curtindo Manaus. Fico feliz em ver alguém de fora valorizando a cidade que eu nasci e para qual eu sempre regresso depois de minhas idas e vindas pelo mundo.
    Posso dizer que vejo em você alguém que, com base no que li aqui, parece muito comigo. Posso, também, lhe considerar alguém especial, pois além de tudo ainda é detentora de uma beleza encantadora.
    Espero ter oportunidades de contar minhas histórias pra você e poder ouvir as suas em bons momentos.
    Bjs

  27. Prezada Paula. Sou professor de Geografia e estava procurando materiais para complementar minhas aulas sobre clima no Brasil. Achei o seu blog e já me apropriei de alguns trechos sobre o clima em Manaus, para exemplificar o clima Equatorial. Tudo bem?

    • Professor, para uma análise mais completa do clima você pode usar fontes mais científicas. Se quiser usar meu relato para ilustrar a forma com um morador vive no dia a dia o clima em Manaus, fique à vontade. Será um prazer inclusive fazer parte da sua exemplificação. Abraços.

  28. Oi Paula, gostei de seu blog. sou de alagoas e estou com vontade de passar minhas ferias em outubro ai conhecendo um pouco do amazonas. Quanto é que preciso levar em dinheiro para passar uns 20 dias viajando pelos rios do amazonas? Eu sei que a resposta é relativa, mas, é sem luxar; só quero o básico. quero ir com a minha esposa e meu filho de dois anos.

    • José, olá, obrigada pela visita e pelo comentário. Realmente não sei orçar o quanto você gastaria pois isso vai depender muito dos passeios que você escolhe para fazer. Sei que existem alguns cruzeiros locais que passam pelos rios e ficam dias viajando, mas não tenho ideia sobre o custo dessas viagens. Procure com as agências de viagem informações sobre isso. O que eu posso te dizer é que conhecer os rios é algo muito prazeroso que vale a pena. Grande abraço.

  29. Olá, Paula.
    Há alguns dias deixem um comentário no blog. Sou a manauara que reside em Vitória (sei que são os inúmeros os comentários que você recebe).
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta: você é professora de quê? Está dando aula na UFAM?
    Desculpe-me pela indiscrição, mas é porque sou professora também e tenho muita vontade de voltar pra Manaus. É uma decisão a ser tomada a médio prazo, visto que há muitas coisas que preciso resolver por aqui.
    A UFAM fica pertinho da casa dos meus pais, e de uma casa que está prometida pra mim quando eu voltar pra mim (ehehehe). Como é a vida de professora na minha querida e linda Manaus?

    Abraços. E MUITO, MUITO, sucesso pra você e sua família. Você de fato merece! Até mais.

  30. Ola,
    Sou de Manaus, mas moro fora do pais a muitos anos.. Vou passar duas semanas em Manaus com os meus filhos e gostaria de leva-los para este passeio com os botos… Voce poderia me dar informacoes de como ir, ou quem contatar… Qualquer outro passeio que vc indique para crisncas tambem seria maravilhosos.
    Muito Obrigada,
    Ca

    • Camila, olá. Nesse meu post sobre como ir em Novo Airão você terá todas as informações que precisa: https://manauspramim.wordpress.com/2010/07/13/botos-da-amazonia-novo-airao-e-anavilhanas/
      Para crianças não tenho muitas ideias, porque também passo algumas dificuldades com minha filha. Há na estrada que liga a Presidente Figueiredo ou a Rio Preto da Eva alguns balneários, clubes e pesque pague. Desde que você saiu da cidade, surgiu um shopping mais equipado, o Manauara, lá você encontra algumas atividades como teatro, cinema, livraria e praça de alimentação.
      Faça uma boa viagem a sua cidade. =) Um abraço.

  31. Parabens pelo blog!!! É maravilhoso ler os artigos escritos por uma pessoa de fora do nosso estado, e pela forma apaixonada como fala da nossa cidade maravilhosa!!! Fiquei realmente impressionado como vc ama nossa terra e me enche de orgulho ler coisas boas sobre Manaus!!! Parabens mesmo!!! Continue escrevendo, a partir de agora sempre acompanharei seu blog!!!
    PS: Sou amazonense, nascido e criado em Manaus, mas conheço muitos municipios do estado, minha paixão é conhecer esses municípios!!!

    • Ah, esqueci de indicar aos frequentadores do seu blog, meu amigo mantêm um site muito interessante e escreve sobre a cidade de Manaus e lugares para se conhecer, dêem uma espiada, vocês irão gostar.
      http://www.aondefui.com

    • Fagner, que bom receber seu comentário tão entusiasmado. O Amazonas mexe com a gente, não é? Obrigada pela dica para mim e para meus leitores assíduos de site.

  32. Olá Paula…..amei o seu blog, realmente é muito legal,….dia 14 de setembro chego para morar definitivamente em Manaus.Um fator que tem me preocupado é que já ouvi muitos comentários de que Manaus está muito violenta.O que acha a respeito disso?E o mercado de trabalho para pedagogos como vai?Desde já agradeço pela atenção e não vejo a hora de iniciar uma nova etapa na minha vida.Bjinhos!

    • Hellen, seja muito bem-vinda a Manaus! Que você seja muito feliz nessa cidade do sol. É uma cidade acolhedora, você sentirá logo. Se abra para a cidade, ela se abrirá para você. Sobre a violência, Hellen, não é nada fora do comum. Entre os índices das capitais brasileiras, para o porte de Manaus, a criminalidade é baixa. Você perceberá. Se precisar de algo, estou à disposição, inclusive para dar algumas dicas sobre emprego. Saiba que a educação é uma área carente em Manaus. Grande abraço!

  33. mineirinha,
    passei pelo seu blog para “visitar” às nossas belezas, lúdicas e selvagens a um só tempo, as quais sempre me fazem lembrar de Euclides da Cunha, em A margem da história, quando dizia que “o homem na Amazônia chegou sem ser esperado e nem querido, quando a natureza ainda estava arrumando o seu mais vasto e luxuoso salão… tudo está em construção”.
    bj
    eron

    • Visita ilustre no meu blog! Meu comunista preferido, Eron! Obrigada pelos seus ensinamentos sobre essa terra e pelas palavras do Euclides que desde que li o livro que me deu me acompanham por essa Manaus de cores. Seja bem-vindo!

  34. Paulinha…….que alegria ver o seu blog; parabéns menina linda, beijos

    • Que coisa boa esse comentário, Ildéa, coisa boa você aqui! Seja bem-vinda, hoje e sempre! É um prazer escrever meus textos, é um prazer compartilhar minhas ideias, mas nada se compara ao prazer de receber um comentário. Grande abraço!

  35. Boa tarde, Paula:
    Conheci seu website meio que por acaso.
    Mais uma mineirinha perdida por aqui…ou não?!
    E ainda por cima de Barbacena.
    Morei lá dos 4 aos 22 anos, quando vim para Manaus, recém saído da Escola Agrícola (em 1978!) para passar uma semana em uma viagem de trabalho… e aqui ainda estou.
    Gostoei de seus textos. Você escreve bem: mineiramente universal.
    Parabéns. Sucesso aqui e por onde mais andares.
    Um abraço.
    Roberto Alencar

    • Olá, Roberto! Visita ilustre de um mineiro! Seja bem-vindo, mesmo que por aqui tenha chegado por acaso! Manaus é uma cidade que muito me encanta e de maneira alguma me sinto perdida pelo norte, me sinto é muito bem acolhida! Um grande abraço!

  36. parabéns pelo blog, encontrei esses dias quando
    procurava sobre o aniversário de Manaus.
    Não consegui parar de ler seus posts,seu blog virou um
    dos favoritos.

    • Ingra, que feliz fiquei com seu comentário! É muito bom perceber que agradei! Escrever para o blog é uma satisfação, algo que realmente me faz muito bem. E ter os comentários por aqui é algo que consegue me deixar ainda mais feliz. Seja sempre bem-vinda!

  37. paulinha, por onde vc anda? temos viajado e aterrisado a vontade ultimamente e vc tem feito uma falta enorme. apareça
    eron

    • Eron, Eron! Tive que fazer um pit stop para assimilar tantos vôos. Minha mente estava um vendaval só! Algumas leituras mais direcionadas estão me acompanhando nesses dias, o que tem feito muito bem para os estudos! Logo estaremos por aí em outras viagens de doutorado. =) Viagens dialéticas…. Abraços!

  38. Oi Paula! Tudo bom? Viu, estive procurando algo sobre São Gabriel da Cachoeira e acabei esbarrando no seu blog. Até o final do ano estarei indo pra esta cidade para trabalhar como Dentista nas comunidades indígenas. Gostaria de saber se você pode me dar alguma dica sobre a cidade e me dizer suas impressões! Poupe-me de impressões ruins, mas pelo que andei vendo, você tem um espírito aventureiro e tanto! Legal isso! Acho que não terei muitas informações contidas! Parabéns pelo blog, o meu está abandonado já vai fazer 9 meses, acredito eu. Bom, fico no aguardo!

    • Dentista, São Gabriel é um encanto só. Veja na página de especiais o quão bem eu já falei sobre a cidade… você estará praticamente no paraíso! =))

  39. Olá Paula! Sou sua vizinha e entrei para dizer que gostei muito do seu blog, estou explorando aos poucos, mas tô achando as dicas incríveis e que com certeza vão me ajudar bastante. Parabéns e obrigada.Bjs

    • Que legal, Erika! Ainda lembrei de você outro dia mesmo, logo vou postar as fotos que tirei na feira de orgânicos da Maceió. Vale a pena ir lá.

  40. oi Paula, boa noite
    Em uma busca na net, achei seu blog, achei muito interessante. Eu sou de São Paulo, estou planejando em ir a Manaus esse ano. Eu fiquei sabendo que tem uma ponte que faz a travessia até o município de Novao Airão, você sabe me dizer se ela já foi inaugurada? fiquei interessado no passeio que você fez…

  41. paulinha, mineira que faz jus a fama de arredia do povo mineiro,
    como seria bom ver apenas as belezas do seu blog mas, infelizmente, nós temos que buscar soluções adequadas aos mais de 50% dos municipios amazonenses que já se encontram em estado de calamidade pública em decorrência da enorme cheia que os rios da região experimentam.
    a mesma agua indispensavel à vida é, também, parte dessa tragedia conjuntural a qual superaremos pois, como diz o hino do amazonas, “viver é destino dos fortes, assim nos ensina lutando a floresta”.
    com carinho
    eron

  42. Paula, tudo bem?

    Sou de SP e pretendo ir (leia-se, me mudar) para Manaus à trabalho.
    Gostaria de saber como andam as coisas por aí, no fator segurança, qualidade de vida, custo de vida, marginalidade, saúde, etc.
    Estes fatores básicos que devemos levar em consideração ao cogitar tal mudança.

    * Achei seu site pelo Google.

    Abraços.

    • Olá, futuro novo morador de manaus, seja bem-vindo à cidade do sol. Bem, que seja uma boa mudança bem organizada e sem afobações. Sobre Manaus responderei com meus olhos, talvez seja bom perguntar para outros. Segurança é boa. Temos é claro assaltos em casas, roubo de carros, mas nada muito agressivo pelas ruas. Podemos caminhar sem nos agarrar às nossas bolsas. Qualidade de vida vai depender de como você levar seu dia a dia. Pode optar por morar mais próximo do trabalho, como em qualquer grande centro, e ficar menos tempo no trânsito. E nos finais de semana pode fugir para fazer programas na natureza, há bons balneários por perto e cidades do interior com boas atrações naturais como Presidente Figueiredo. Manaus tem bons lugares para caminhada durante a semana, como a vila olímpica, arborizada e tranquila. Hospitais há um tanto bom, hospitais públicos para os que gostam de se internar. Médicos já são outros quinhentos… não são tão bons assim. Mas quando você chegar seus novos amigos poderão indicar médicos especialistas que eles conhecem e “garantem a procedência”. Bem, são fatores racionais esses que eu listo, quando você vier vai sentir a emoção de estar em Manaus e poderá perceber se gosta ou não da cidade independente de ter ou não ter tudo o que você precisa. Se precisar de algo mais, escreva também para meu email pgquintao@gmail.com. Um abraço!

      • Oi Paula,

        Vamos manter contato por email, assim creio que fique mais fácil =)

        Abraços.

  43. Paulinha, que delícia desfrutar de todas suas experiências aqui na minha terra amada!! Que bom conhecer um pouco mais de vc, através de seu olhar e sua sensibilidade, relatados aqui no blog, com seu olhar delicado e ávido por descobertas e experiências apaixonantes. Sabe que eu estou conhecendo mais da minha terra por aqui? Vicia ficar lendo seu blog! Agora tenho q ir mas voltarei com mais calma!

    Sucesso, paz e benção de DEUS sobre sua vida.

    Ah, eu, marido e Isabela estaremos na Valer dia 11/08/12 viu? Bjos linda!

  44. Oi Paula
    Aqui é Karla Gomes mais uma admiradora como tantos outros. Saudades.
    Tenho visitadado o interior Tabatinga, São Paulo de Olivença e Benjamin voce iria gostar. São um mesmo povo divididos pela processo de colonização. Hoje são brasileiros, colombianos e peruanos mas a fisionomia revela que somos um povo que temos os mesmos ancestrais.
    Vou fazer as pazes com a maquina fotográfica que nunca está carregada e fazer algumas fotos e envio pra voce. Abraço Forte Mande noticias e sempre bom saber de voce.

    • Querida karla, bom saber notícias, bom saber que está por aí percorrendo belos caminhos desse Amazonas! Coisa boa! Seja sempre bem-vinda!

  45. paula quintão desculpa estar a escrever-te mas preciso de concelhos teus se me poderes darse tudo correr bem daqui por seis anos devo me reformar e como nasci em moçambique portugal não me diz nada gostava de saber quanto pode custar aí um apartamento t2 e se eu o compra-se se poderia ficar a viver em manaus legalmente gosto muito daí obrigado.

  46. …Querida Drª Paula, foi com satisfação que li sobre seu blog falando das belezas deste estado, pois, quem o conhece se apaixona e jamais o esquece. Assim como Voce, meu querido Pai, Srº Gumercindo Silva, mineiro de Guaxupé, veio para cá nos idos anos 50 e nunca mais fixou residência em outro lugar. Parabéns, continue sendo essa pessoa maravilhosa que Voce é, apesar de pouquíssimo conhecê-la. Abraços.

  47. Olá Paula! Estou me mudando de Sp para Manaus nos próximos meses e ainda não sei como fazer minha mudança (se levo tudo ou se deixo e compro aí). Como você fez? Desculpe, nem te conheço, mas procurando informações sobre a cidade, encontrei seu blog e o devorei! Já estou me preparando psicologicamente para o calor e outros desafios com a mente mais aberta. Parabéns pelo seu blog! Priscilla

    • Priscilla, seja sempre muito bem-vinda. Que Manaus lhe recepcione muito bem, de braços abertos. Venha com o coração leve e os olhos curiosos, vai lhe fazer bem. Se precisar de algo, meu email é pgquintao@gmail.com. Grande abraço!!

  48. Olá, Paula,

    A Coca-Cola Brasil, assim como a grande maioria dos brasileiros, já está se preparando para o maior evento do futebol – a Copa do Mundo da FIFA 2014, que vai acontecer aqui no Brasil.

    Desde as últimas semanas, estamos, junto com os brasileiros, nos preparando para receber esse evento tão importante. A Promoção “Cante e Leve Todo Mundo para a Copa do Mundo da FIFA 2014” e a Música da Copa com Monobloco e Gaby Amarantos foram desenvolvidas pela Coca-Cola para que a emoção verde e amarela torne a Copa inesquecível para #todomundo !

    Como parceira oficial da FIFA desde 1978, e patrocinadora de todas as competições dessa entidade, a Coca-Cola Brasil também vai trazer os eventos FIFA para perto das comunidades, discutir a reciclagem e estimular um estilo de vida ativa e, para isso, contamos com você para levar informações de qualidade a milhares de brasileiros sobre o maior evento de futebol do mundo.

    Para isso, queremos manter contato com você a fim de te informar sobre todas as nossas iniciativas em torno da Copa do Mundo da FIFA 2014 e te convidar para torcer conosco durante os jogos em nossas redes sociais!

    https://www.facebook.com/cocacola
    https://twitter.com/CocaCola_Br
    http://instagram.com/cocacola_br

    Caso tenha interesse em participar das nossas divulgações e receber materiais informativos sobre a Coca-Cola Brasil, envie seus dados (nome completo, e-mail, telefone e endereço) para Sheila Zanesco (Sheila.zanesco@ogilvy.com) e Luisa Lorente (luisa.lorente@ogilvy.com)

    Juntos vamos fazer a Copa do Mundo da FIFA™ ser a Copa de Todo Mundo!

  49. Paula, adorei seu blog. Sou amazonense e tb comecei um blog falando sobre algumas coisinhas da terra. Infelizmente parei pq tive um baby e não consigo ainda administrar os dois kkkk. Mas quero dizer que seus relatos sobre a cidade são simples mas muito reais. Já estou te seguindo. Bjs. Cris.

  50. Gostei muito do seu blog, sou fanático por Manaus, e, agora admirador do seu trabalho. Prometo ler e ficar ligado nas publicações.
    Beijos. :D

  51. Olá Paula, moro em Manaus a apenas 1 mês, não conheço ninguém ainda, e só tive tempo de ver poucos lugares.. mas estou adorando o pouco que pude ver até agora. Ler o seu blog foi muito valoroso pra mim, que tbm venho de outro estado e fiquei encantado com a realidade tão diferente, do amazonas. Ver pessoas como vc produzindo material tão interessante me faz pensar que escolhi a terra certa pra viver. Sou do tipo de gente que acha que conhecimento foi feito pra ser compartilhado e que a internet é o ecossistema ideal pra isso. Ou seja, seu blog cumpriu, pra mim, o papel de ferramenta importante nessa minha chegada. Parabéns! PS: Se houver algo que possa ajudar, pode contar comigo, meu ramo é a culinária e o design gráfico… Abs. Luis Lima (lhgregory@gmail.com)

    • Oi, Luis, bom dia! Que coisa boa receber sua mensagem, só hoje pude sentar com calma para responder. Que você seja muito bem-vindo a Manaus, que você possa construir uma bela história nessa cidade. Estou aqui para o que precisar! Vou te mandar email mais longo agora mesmo. Grande abraço, Paula.

  52. Oi Paula, sou Rosana e dentro em breve, exatamente dia 01/07 estarei mudando para Manaus com minha família. Não sei se vc pode me ajudar… minha filha precisa terminar a catequese e não sei por onde começar a procurar uma igreja para matriculá-la. Vou morar no bairro ponta negra.
    Desde já agradeço a atenção.

    • Oi, Rosana, que Manaus receba vocês de braços abertos! É uma cidade muito receptiva… =))
      Sei que no bairro Dom Pedro, próximo à Ponta Negra, há uma igreja (que fica bem perto do Colégio La Salle) que tem catequese. Imagino que assim que você chegar será bem fácil ter essa informação, Rosana, mesmo que sua filha fique alguns dias sem a catequese, você não ficará sem. Venha bem tranquila, tudo vai se resolver! =)) Se chegar e tiver qualquer dificuldade com isso, tenho uma amiga que pode te orientar bem. Aí é só me escrever!

    • Olá Rosana, moro na Ponta Negra e cheguei em manaus a pouco mais de 3 meses. Ainda não conheço muita coisa, mas se eu puder ajudar em algo é só me escrever (lhgregory@gmail.com). Ah, vc vai chegar durante a copa e vai morar no bairro onde acontece o Fan Fest, então é bom se informar se precisará de uma credencial para passar pelos bloqueios do trânsito. Na dúvida traga um comprovante de residência (cópia de contrato de aluguel). Abs, Ass: Luis.

  53. Obrigada pela atenção Paula, minha filha vai estudar neste colégio… então deve ser fácil conseguir essa informação.
    Até breve…

    Bjs

  54. Dentro de 2 meses me mudo em definitivo para Manaus com meu namorado. Tenho mtas dúvidas. A roupa seca no varal já que o clima é extremamente úmido? Há mtas formigas? Pq calor atrai formigas e insetos.. qual o melhor lugar pra se morar? Gostamos de praticar esportes! Há no geral bastante vagas de emprego? Morono PR…Aqui está frio..não extremo. Aí em Manaus nunca faz nada de frio? Venta mto? Eu não sei se levo apenas roupas de calor estilo praia ou se levo tb calças e algum moleton?
    Eu achei o blog na internet pesquisando sobre roupas no varal. VOu ler com calma ainda todos os comentários e escrever pra alguns. Mas se alguém puder me responder essas coisas básicas kkk fico grata.

  55. Bom dia Paula, já cheguei em Manaus e estou gostando muito, apesar de ainda estar passando mal com o calo úmido… kkk
    Quero uma outra informação sua, por favor. Preciso tirar o visto pra Disney pra minha filha e tirar um documento onde eu e meu marido autorizamos ela viajar com minha irmã, onde devo ir???
    Mais uma vez obrigada.
    Gde bjo

  56. Sim..estou em Manaus há 4 meses. Vim pra cá em setembro.
    Aqui tudo, de comer é muito caro. A “compensação” de praticamente todos os restaurantes é que a porção é tão grande qto o preço.
    O trânsito é totalmente caótico. Tem pouca sinalização, não tem retornos, e ninguém usa seta…apenas o braço ou a mão. Caos total.
    Moramos num bairro bom, que é mtooooo caro tb para morar.
    Tirando as ruas principais, a cidade inteira parece uma inteira periferia.
    Falta verde na cidade no meio da floresta amazônica. Não venta. o calor é insuportável.
    Agora chove…e venta…e como digo ao meu pai: “aqui qdo chove não refresca, apenas diminui um pouco e por pouco tempo o calor”.

    No entanto há algumas coisas boas, como as frutas, cupuaçu, açaí, taperebá, graviola e o peixe tambaqui.
    Há também o coentro…esse definitivamente é o pEor…já até aprendi a NÃO COMPRAR no mercado, eu cheiro…se feder é coentro. Pra mim, coentro não é cheiro verde…não sei o que é ainda. kkk. Prefiro salsinha.
    Aqui, sem carro e sem ar condicionado, NÃO SE VIVE!!!!
    Muitos shoppings…mais que árvores.
    Pensei que eletrônicos fossem mais baratos, devido à zona franca de Manaus, #SQN. #decepção. Mais barato comprar em SP.
    Passagem aérea então…pra qualquer lugar é barato, incluindo o exterior, digitou Manaus na busca…encarece exorbitantemente, incrível isso.
    Muitos militares, deveria ser a capital do militar. Mesmo assim, o zoológico…pobre em animais.
    Manaus, deve ter seus encantos…mas ainda não os descobri.
    Em Manaus não tem região metropolitana…o interior fica há mínimo 100Km de distância.
    Relato do meu marido: “na estrada não tem nada…é só mato, vc não vê uma comunidade, casinhas ou qualquer indício de civilização, SÓ TEM MATO!!!”
    A cidade é feia, suja, a capital tem esgoto (inimaginável que uma capital ainda tivesse esgoto a céu aberto), fede, quando chove então, aumenta o odor ruim. Muito úmido. Meus temperos estragam, o sal empelota, o banheiro não seca, as roupas cheiram cachorro molhado. quando tem sol..aí sim tudo isso desaparece, só o calor que não.

    O povo, com 15 minutos de conversa, já é melhor amigo. Bom essa parte, pra quem gosta de conversar e fazer novas amizades.
    Aqui, as pessoas preferem “o frio”..mas não sabem o que é FRIO.

    Se vc trabalhar bem, for educado, e bom atendente, vc fica rico aqui. porque as pessoas apesar de simpáticas, atendem mal, são grossas. Aqui o cliente não é o mais importante, parecem que não querem vender…se dependesse do tratamento, a cidade já teria falido.
    Se vc gostar de trabalhar, Manaus é o seu lugar!!!
    Manaus pra mim…NÃO É PRA MIM.

    • Oi Fernanda, eu cheguei aqui em Manaus em julho/2014… vim de Ribeirão Preto que é uma cidade quente, mas ainda não me acostumei aqui com muita coisa tb… o trânsito realmente caótico, sem retornos… onde já se viu, vc anda demais até encontrar um e se vc não é daqui tá lascado né. O retorno demorado. O povo realmente não atende bem, ninguém sabe nada direito. Não consegui achar um varejão realmente bom, pq as frutas e verduras carésimas, e no caso das verduras, murchas. Q saudade de RAO. Eu achava que lá é que era caro.
      Me desculpem os manauaras, mas ainda não achei nada que me conquiste de vez… mas vamos ficando sem previsão de volta.
      Seja bem vinda.

      • Olá Rosana,
        Eu também achei que em Londrina as coisas eram caras…ledo engano.
        Olhe…não sei onde vc mora, mas compramos as verduras e frutas exorbitantes no preço no varejão…na av. são domingos, quase esquina com a d. Pedro. Ouvi de uma conhecida que o varejão D, Pedro (que é na Pedro Teixeira) é bom. o problema é o preço. Nos varejões é melhor, apenas pela qualidade, se comparado ao mercado, onde as hortaliças são caras e feias e estragadas/machucadas. No mercados costumam ter o dia “verde” que vendem mais baratos. me falaram um dia, um exemplo: o kg do tomate dias normais é R$6,00…no dia verde, vc paga na base de R$3,00 – R$4,00.
        No começo, nos perdíamos muito, e nossa…sempre tínhamos que andar km e km pra encontrar um retorno, isso qdo não nos perdíamos novamente em busca do retorno. É um absurdo!!!!
        Quando vc pergunta a uma atendente sobre algo, um, ex, fomos almoçar no shopping ponta negra no dia 01/01..e comemos no restaurante de macarrão (vc escolhe a massa, acompanhamentos e o molho). e tinha uma promoção sobre um combo. Eu perguntei…e a moça falou tudo..menos a resposta. Meu marido até perguntou se eu tinha entendido. Ri.
        Uma mulher da igreja disse que no mercado do porto (um mercado municipal) é o mesmo preço do mercado só que a qualidade é melhor.

  57. Relendo meu comentário: é extremamente úmido..há épocas que é mais seco. Não venta. Há muitas formigas. Nunca faz nada de frio (pra quem é da região sul do país). Só meu marido é quem corre…também é mto caro uma academia. Ainda não achei um local pra fazer natação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: